Secretaria de Saúde alerta vividenses sobre vacinação

Crédito: Portal Vividense

Crédito: Portal Vividense

O município de Coronel Vivida aderiu à Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) e a Multivacinação. Por isso, alerta a população para que compareça às unidades básicas de saúde, a fim de que sejam aplicadas as vacinas.

De acordo com a enfermeira responsável pelo setor de Epidemiologia do Município, Adineia Gubert, a procura pela imunização contra a poliomielite tem baixado em todo o Paraná nos últimos anos. Por isso, o Estado vem intensificando a cobertura da vacina.

Além disso, a campanha ocorre tendo em vista que, após 30 anos sem casos registrados, já foi confirmado um caso em Moçambique e também em Israel.

"Com isso, o Brasil está se antecipando e fazendo uma campanha para evitar que tenhamos casos de paralisia aqui em nosso país. As unidades de saúde estão realizando a vacinação, com horário de atendimento das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), tanto na Unidade Central, como nos bairros e nas unidades que têm PSF".

Ela afirma que a vacinação é destinada às crianças com até 5 anos de idade. "É importante destacar que, mesmo as crianças que já tomaram a vacina, regularmente, devem vir se vacinar novamente", diz, reforçando que os pais precisam lembrar de levar as carteirinhas de vacinação.

Multivacinação

Para os adolescentes, Adineia ressalta que está ocorrendo a campanha de multivacinação, a qual tem o objetivo de avaliar as carteirinhas das pessoas com idade até 15 anos, para verificar se estão todas com as vacinas em dia.

"Pedimos aos pais que levem a carteirinha de vacinação até a unidade de saúde mais próxima, para ser verificada por um enfermeiro".

Vacina Covid-19

Sobre a vacinação contra a covid-19, a responsável pelo setor de Epidemiologia orienta aos pais, que não levaram seus filhos para fazer a vacina, para que avaliem a situação, "pois a vacina é muito importante, até mesmo porque os casos estão aumentando novamente. Hoje, tivemos três novos casos confirmados em nosso município, sendo que com isso temos 27 pessoas com o vírus ativo", diz, informando que a vacina já está liberada para crianças a partir dos 3 anos de idade.

Ela completa observando às demais faixas etárias, para que avaliem as suas carteirinhas de vacina, para que estejam atualizadas. "Inclusive com as doses da covid-19 (1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses), lembrando que estão disponíveis em todas as unidades", orienta, finalizando que a 4ª dose já está disponível para a população acima de 40 anos de idade.

Doses da vacina contra a covid-19 aplicadas até agora em Coronel Vivida:

- 1ª dose: 21.094

- 2ª dose: 19.324

- 3ª dose: 10.929

- 4ª dose: 4.080

Crianças:

- 1ª dose: 1.795

- 2ª dose: 1.244

Crianças (3 a 4 anos):

- 1ª dose: 99