Coronel Vivida e Palmas se destacam em prêmio internacional de educação

Crédito: Divulgação/OEI

Crédito: Divulgação/OEI

Na última sexta-feira (5), escolas do Brasil, da Argentina e do Uruguai receberam o "Prêmio Ibero-americano Cruzando Fronteiras". O evento de premiação ocorreu durante o Seminário sobre Interculturalidade e Bilinguismo, realizado em Brasília pelo Ministério da Educação e pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI).

Dentre as instituições contempladas, destaque para o campus de Palmas e avançado de Coronel Vivida do Instituto Federal do Paraná (IFPR), que juntos ganharam na Categoria A: Atuação Intercultural Bilíngue da região sul do Brasil.

"O prêmio busca reconhecer experiências educacionais de interculturalidade e bilinguismo nas escolas da rede pública de educação básica formal (englobando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio) e instituições de educação profissional técnica de nível médio", explica o diretor do IFPR de Coronel Vivida, Paulo Fortes Junior, que coordenou o projeto com o professor Paulo Masella (do campus de Palmas) e foi desenvolvido com base na economia circular e no desenvolvimento sustentável.

Para o diretor do IFPR de Coronel Vivida, é muito importante esse reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no Instituto Federal, o qual ocorreu em parceria com a Universidad Nacional Arturo Jauretche, de Buenos Aires (Argentina). "Foi algo que demandou bastante tempo para ser feito e que contou com a participação de outro campus, o que demonstra a capacidade de trabalho interligado".

Ele acrescenta que essa foi a primeira vez que o campus avançado participou e recebeu um prêmio internacional. "Por isso, tem uma relevância muito grande, porque evidencia o trabalho que vem sendo realizado. É um mérito muito grande dos servidores, mas, principalmente, dos alunos, que desde o ano passado vinham se dedicando a isso".

Ainda, de acordo com o diretor, o prêmio recebido é no valor de R$ 10 mil, o qual será revertido para levar os estudantes envolvidos no projeto para Buenos Aires, na Argentina, no mês de novembro, para conhecer a Universidad Nacional Arturo Jauretche.

Crédito: Divulgação/OEI