Prazo de inscrições para PSS da Educação é prorrogado para 22 de julho

A data da prova objetiva também foi adiada e, agora, acontecerá no dia 25 de setembro.

Geraldo Bubniak/AEN

Geraldo Bubniak/AEN

O prazo para encerramento das inscrições para o PSS (Processo Seletivo Simplificado) de professores e pedagogos rede estadual de ensino foi prorrogado para as 16 horas do dia 22 de julho. A data final era, inicialmente, nesta quinta-feira (7). Até esta quinta, mais de 65 mil pessoas j√° se inscreveram.

A data da prova objetiva também foi adiada e, agora, acontecer√° no dia 25 de setembro. Ela ser√° aplicada simultaneamente nos municípios-sede de cada um dos 32 Núcleos Regionais de Educação. A consulta dos locais de prova estar√° disponível a partir de 19 de setembro.

A taxa é de R$ 40 para o candidato que optar por uma inscrição e de R$ 60 para duas. O pagamento pode ser feito até as 20 horas do dia 23 de julho. As inscrições devem ser feitas no site www.institutoconsulplan.org.br.

Acad√™micos de √°reas como Inform√°tica, An√°lise de Sistemas, Ci√™ncias da Computação, Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação, Engenharia da Computação, entre outros, podem se inscrever para dar aulas de programação. Ao contr√°rio das demais disciplinas, para esta não é necess√°ria licenciatura para lecionar, mas é preciso ter concluído pelo menos 25% da graduação.

VAGAS

Por meio do PSS, acontecer√° a contratação de professores e pedagogos tempor√°rios para trabalhar em escolas da rede estadual, em todo o Paran√°, no ano letivo de 2023. Os contratos poderão ser renovados por mais um ano. H√° vagas na Educação B√°sica, para todas as disciplinas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), e também na Educação Profissional, com √°reas de atuação, desde agroindústria até programação, passando por enfermagem, administração, nutrição, logística.

Os requisitos mínimos para cada função e mais detalhes do PSS estão disponíveis no edital, em www.educacao.pr.gov.br/PSS.

INSCRIÇÕES

O processo seletivo ser√° realizado pelo Instituto Consulplan e a inscrição ter√° duas categorias: Educação B√°sica e Educação Profissional. O candidato pode optar por fazer uma ou duas inscrições, podendo ser duas na mesma categoria. Ser√° possível se inscrever em apenas um Núcleo Regional de Educação (NRE), com opção por até dois municípios do núcleo (ou √°rea, no caso da Educação Profissional). No NRE Curitiba, setorizado por bairros, o candidato poder√° realizar a inscrição em até dois setores.

Para a convocação, em caso de não haver mais candidatos classificados nas listas de um município e existir vaga, o NRE poder√° utilizar a ordem de classificação geral do núcleo independentemente da localidade de inscrição. E, caso não haja mais candidatos classificados na lista do NRE, o núcleo poder√° utilizar a ordem de classificação geral do Estado.

SELEÇÃO

A seleção dos profissionais ser√° composta por prova objetiva, prova de títulos, prova pr√°tica e tempo de serviço. As vagas são de até 40 horas semanais para professor e de 20 horas ou 40 horas semanais para professor pedagogo.

Neste ano a prova pr√°tica ter√° duas etapas: a elaboração de um plano de aula, correspondente ao componente curricular escolhido na inscrição, e um vídeo de 8 a 10 minutos, que mostre a aplicação do plano de aula de forma pr√°tica: simulando uma aula com os estudantes. No caso de inscrição para pedagogo ou para professor de Educação Especial, ser√° preciso fazer, em vez do plano de aula, um plano de ação ou um plano de atendimento especializado, respectivamente.

O resultado final do PSS ser√° divulgado em novembro.