Aplicativo Paraná Agro facilita acesso a dados da agropecuária paranaense

Ferramenta também possibilita que os detentores de animais façam a atualização cadastral do rebanho.

Gilson Abreu/AEN

Gilson Abreu/AEN

O aplicativo Paraná Agro é mais uma opção oferecida pelo Sistema Estadual da Agricultura (Seagri) para facilitar o acesso de produtores e dos interessados pela agropecuária paranaense a dados e serviços oferecidos pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e suas entidades vinculadas. A plataforma foi desenvolvida em parceria com a Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná).

"Começamos com informações atualizadas diariamente de preços de produtos praticados nas mais diversas regiões do Estado, além de dados da produção paranaense, do Valor Bruto de Produção e dos preços de terras para cada um dos municípios", disse a economista do Departamento de Economia Rural (Deral), Larissa Nahirny, uma das que trabalharam na concepção da ferramenta. "Aos poucos novos dados e serviços serão acrescentados possibilitando a todos uma visão mais ampla da agropecuária estadual".

Além das informações ligadas à produção, que são sistematizadas pelos técnicos do Deral, o aplicativo oferece aos detentores de animais de produção mais uma possibilidade para fazer a atualização cadastral, que é obrigatória e deve ser concluída até o dia 30 de junho perante a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). Nesse caso, o usuário precisa ter login e senha da Central de Segurança do Estado, que darão acesso à página de atualização por meio do aplicativo.

"A modernidade está chegando com rapidez ao campo, onde dezenas de aplicativos, sistemas, serviços e equipamentos de alta tecnologia já estão sendo usados", disse o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. "O serviço público precisa acompanhar os avanços, por isso lançamos esse aplicativo com o propósito de, futuramente, ampliarmos com informações sobre a infraestrutura de atendimento aos produtores e à comunidade rural e sobre as entregas que o Estado faz à sociedade para garantir a segurança alimentar e nutricional", acrescentou.

Para baixar o aplicativo, basta acessar o Google Play ou a Apple Store.