Migrantes comemoram o Dia da Bandeira e Festa Cultural Haitiana em Coronel Vivida

Crédito: Pastoral do Migrante

Crédito: Pastoral do Migrante

O dia 18 de maio é comemorado o Dia da Bandeira do Haiti, uma das datas comemorativas de maior importância para o povo haitiano. Fato este ocorrido no dia 18 de maio de 1803, quando Jean Jacques-Dessalines rasgou ao meio a bandeira francesa no Congresso de Arcahaie, unindo as cores vermelha e azul, manifestando a união entre negros e mulatos.

Tendo presente esta comemoração, a Pastoral do Migrante da Paróquia São Roque realizou, no último sábado (21), o Dia da Bandeira e Festa Cultural Haitiana, em Coronel Vivida (PR).

Em parceria com o projeto musical da Igreja Assembleia de Deus, a abertura do evento ocorreu no estacionamento da Igreja Matriz da Paróquia; e, na sequencia, as pessoas haitianas de Coronel Vivida, Pato Branco e Itapejara D'Oeste, juntamente com grande número de brasileiros, seguiram em desfile até a praça Ângelo Mezzomo, em frente à Prefeitura, onde foram recitados os hinos do Haiti, do Brasil e do Município.

Após os hinos, um grupo de haitianos fez algumas apresentações culturais na praça. E continuaram o desfile até o Salão Comunitário do bairro Madalozzo, onde tiveram apresentações culturais dos grupos de Pato Branco e Itapejara D"Oeste. Às 19h, foi servido um delicioso jantar com comidas típicas da gastronomia haitiana.

Diante disso, ainda vale lembrar que, do lucro obtido com o jantar, metade será destinado às obras de reforma da Igreja Matriz e o restante ficará à disposição da Pastoral do Migrante.

"A Igreja Católica é a instituição que nos acolheu aqui no Brasil e queremos ajudar na reforma da igreja como gratidão", frisou Sony Riche.