Associação recebe novo espaço para a feira da agricultura familiar em Coronel Vivida

Portal Vividense

Portal Vividense

A Associação das Mulheres Feirantes de Coronel Vivida agora está de "casa nova". Isso porque foi realizada, na manhã desta sexta-feira (6), a inauguração do espaço destinado à feira da agricultura familiar no município.

Há mais de dez anos, ela ocorria semanalmente na praça Getúlio Vargas. Agora, passa a ser na Praça José Auache, que passou por revitalização e está situada a poucos metros de distância do endereço anterior.

Estrutura

Composta por cinco baias, em uma área de aproximadamente 100 metros quadrados, o novo espaço conta com uma bancada larga para exposição dos itens.

Para isso, conforme o prefeito Anderson Barreto, foram investidos recursos próprios do Município, tanto para a revitalização da praça, quanto a estrutura da feira, totalizando o investimento em aproximadamente R$ 570 mil.

A demanda surgiu após indicação da vereadora Tássia Castelli junto à Câmara de Coronel Vivida. Segundo noticiado pelo Portal Vividense na época em que foi anunciada a obra, o prefeito disse que, diante da solicitação, foi encaminhado o pleito ao setor de Engenharia, para que fosse incluído esse espaço no projeto de revitalização [que já estava em andamento], a fim de que as produtoras pudessem comercializar os seus produtos em um local mais apropriado.

Tássia conta que foi procurada pelas mulheres agricultoras, buscando essa estrutura própria. "Agora estamos inaugurando-a. Parabenizo as famílias, por meio da presidente da associação Serema Machado, que estão a frente da feira da agricultura familiar, que nunca deixaram de lutar e são merecedoras desse novo espaço", declara a vereadora.

Ela também agradece o Executivo Municipal por reformar a praça e construir um espaço adequado para que essas famílias possam continuar comercializando os seus produtos de qualidade e saudáveis, chegando às mesas da população vividense.

Ainda, parabeniza o "Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sintraf) em CoronelVivida, por ser um grande incentivador dessa feira; e a cooperativa Cresol, pois foi por meio dela, dentro do programa Gênero e Geração, que surgiu a ideia da produção e comercialização desses alimentos. Parabéns, a ambas as entidades, que sempre dedicaram atenção e recursos, para que assim viabilizassem que a feira acontecesse".

Feirantes

No momento, conforme a presidente da associação, Serema Machado, nove feirantes fazem parte diretamente da associação, que realiza a feira todas as sextas-feiras.

"Mas têm as pessoas que produzem os produtos e deixam lá para nós vendermos. Então, indiretamente, são mais 18 famílias, de várias comunidades, como Santa Terezinha, Caravággio, Retiro do Pinhal, São Luís e Palmeirinha", enumera a agricultora.

Para ela, este é um momento muito especial. "A realização de um sonho, como pessoa e também no grupo. Agora, temos um espaço próprio, amplo, adequado para a feira. É um incentivo a mais, para que o agricultor permaneça no campo, produzindo um produto diferenciado, orgânico e de qualidade".

Serema relembra que a história da feira "começou de uma forma muito bonita, por meio do programa Gênero e Geração, promovido pela Cresol, que proporcionava cursos, palestras, encontros e formação para as mulheres. E vimos que, em um município de nosso porte, não tinha feira. Então resolvemos começar".

Ela acrescenta: "Se conseguimos esse espaço hoje, foi devido a união de esforços, graças a Cresol, ao Sintraf e ao poder público. Muito obrigada. Esperamos continuar tendo o carinho e apoio da população".

O horário de funcionamento da feira da agricultura familiar em Coronel Vivida é das 7h às 17h, sem intervalo para o almoço, todas as sextas-feiras.