Coronel Vivida promove encontro de conscientização sobre o autismo

Profissionais que estão organizando o evento (Crédito: Secretaria Municipal de Saúde)

Profissionais que estão organizando o evento (Crédito: Secretaria Municipal de Saúde)

Com o lema 'Somos parte do mundo e não um mundo à parte', as secretarias municipais de Saúde e de Educação de Coronel Vivida, em parceria com a Associação Solidária aos Autistas do Sudoeste do Paraná (Asas do Paraná), realizará nesta segunda-feira (4) um encontro sobre a Conscientização do Autismo.

O evento, com início às 19h, ocorrerá no Centro Cultural Professor Benedito Rakowski e será destinado aos familiares, profissionais e população em geral interessada em compreender sobre esse transtorno.

De acordo com a psicóloga da Secretaria Municipal de Educação, Sandra Regina Szabo, a iniciativa do encontro é em virtude de que, em 2 de abril [desde 2007], é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

"Como a demanda de crianças com o transtorno do espectro autista aumentou em nosso município, sentimos a necessidade dessa ação. Isso também foi influenciado por uma mãe de uma aluna autista, que tem sido grande incentivadora para a visibilidade da causa", explica a psicóloga.

Além dela, estão a frente do evento a enfermeira e vice-presidente da Asas do Paraná, Tacielly Zulpo; as profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, Talita Ribeiro (psicóloga); Aline Cavalheiro (enfermeira); e Carolina Caputo Simões Py (fonoaudióloga).

Ainda, conta com o apoio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Coronel Vivida.

"A ideia, com esse encontro, é informar sobre o transtorno do espectro autista, além de realizar o acolhimento das famílias que vivem essa condição. Para isso, teremos palestras com a psicóloga Edielke Maisa Pesseti e a fonoaudióloga Brunelli Báltico Pan, ambas de Chopinzinho", informa Sandra.

Ela complementa: "O público poderá esperar informações e voz para expressar as suas dúvidas e angústias. Esperamos que as famílias dos autistas venham participar, para juntos falarmos das dificuldades e das aprendizagens", destaca, convidando toda a população a prestigiar o evento, com entrada franca.