A luta contra a Dengue continua em Coronel Vivida

Equipe de saúde

Equipe de saúde

Na manhã de hoje (16), a equipe da saúde realizou a quinta etapa do arrastão contra a dengue. A ação abrangeu os Bairros: Jardim Maria da Luz, Novo Horizonte, Vila Nova e São Luiz, sendo que hoje foram encontrados objetos que são possíveis criadouros do mosquito da dengue, os quais tinham água no seu interior e vários com presença de larvas, em cerca de 85% dos locais visitados. A presença de lixo como copos, latinhas, garrafas, sacolas e outros materiais que retém água, foram encontrados em via pública, acumulando água e se tornando criadouros.

Lembramos que todo objeto que acumula água é um possível criadouro. Durante esses arrastões viemos vistoriando e orientando a população dos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito da dengue. Cuidados esses que vão desde o recolhimento de qualquer objeto que acumule água; furar o cano da parabólica ou o pé do lixeiro, ou então encher com areia/terra; tapar e vedar muito bem os recipientes que por ventura utilizem para recolher água da chuva para uso, lembrando que tais recipientes devem ser lavados com esponja, água e sabão para eliminar os ovos que por ventura a fêmea do mosquito tenha colocado nas paredes destes recipientes.

A mesma medida de higiene (lavar com água, sabão e esponja, foi orientada para que seja realizada nos potes de água dos animais (cachorro, pássaros, gatos...) e nos potes das plantas, nesses últimos orientamos que podem ser completados com areia, para evitar ficar água parada. As orientações foram até sobre as flores e folhagens que acumulam água no seu interior, para que sejam eliminadas ou colocadas em local que não receba água da chuva e que quando for molhar não seja colocada água pela parte de cima, para não acumular.

Orientamos ainda, que observem na frente das propriedades (pra fora do portão) se não há objetos que possam acumular água, pois às vezes acontece do saco de lixo rasgar e espalhar lixo pelo chão. E pedimos para quem utiliza espaços públicos (parques, quadras, ruas) não deixe lixo espalhado, a cada pouco espaço tem lixeira, segure seu lixo e descarte no local correto, isso ajuda a manter a cidade bonita e não termos recipientes que acumulem água e sejam criadouros do mosquito.

Com relação aos terrenos baldios com presença de mato, foi anotado o endereço e repassado a Secretaria do Meio Ambiente da prefeitura para providências. No entanto, pedimos que quem possuem terrenos na cidade esteja vistoriando sua propriedade para ver se não tem acúmulo de material que retenha água, bem como, mantendo limpo, para evitar proliferação de animais peçonhentos.

Contamos com a colaboração da comunidade para que essa ação se torne uma ação comum de cada morador ou dono do estabelecimento comercial, de vistoriar e eliminar possíveis criadouros semanalmente. Tendo em vista, que a equipe de endemias não consegue passar uma vez por semana em cada residência do município, e que, o cidadão é corresponsável pela sua saúde.