Pescadores voluntários realizam limpeza do rio Iguaçu

A ação ocorreu no último domingo (6), organizada pela Associação dos Pescadores Amadores de Sulina (Apas), a qual é composta por integrantes do município sede, bem como de Coronel Vivida, Chopinzinho, Francisco Beltrão, Pato Branco, entre outros

Crédito: Apas

Crédito: Apas

Há 13 anos, surgiu a Associação dos Pescadores de Sulina (Apas). Além dos encontros relacionados ao hobby em si, os integrantes realizam outras ações, como a limpeza voluntária anual do rio Iguaçu.

A décima edição ocorreu no último domingo (6), a qual envolveu cerca de 200 pessoas de Sulina e de outros municípios da região, como Coronel Vivida, Chopinzinho, Francisco Beltrão, Pato Branco, entre outros.

Conforme o vividense e presidente da associação, Cláuber Henrique Merlo (Mano), os membros resolveram começar essa ação há alguns anos, tendo em vista a grande quantidade de sujeira, encontrada no local.

Ele conta que a limpeza saiu da comunidade de Águas Termais, no rio Capivara, o qual deságua no Iguaçu; seguindo até os limites com o município, sendo que nesta edição foi recolhida cerca de uma tonelada de lixo (enchendo mais de 30 barcos), a qual terá a destinação correta.

Conforme o Cabo Lira, integrante também da Apas, garrafas pet, sacolas plásticas, latinhas, isopores e pneus foram os itens mais encontrados nesta ação. Ele também destaca as embalagens de agrotóxico e de óleo, nas quais inclusive algumas continham produtos pela metade.

Após a limpeza, os participantes almoçaram no local, tiveram um momento de descontração com apresentação musical; e houve a soltura de 6.000 alevinos.

"Houve uma participação muito boa. Pois, além dos membros da associação, contamos com outros voluntários e suas famílias. Inclusive crianças, que, desde já, estão se acostumando a manter limpos os rios e seu entorno, plantando uma semente de bons hábitos com a natureza", finaliza Mano.