Na manhã desta quarta-feira (16), o Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Coronel Vivida (Sintraf) realizou uma mobilização pelos agricultores familiares, a fim de buscar soluções para o enfrentamento da estiagem.
O evento contou com a presença de cerca de 150 pessoas, entre agricultores familiares (de Coronel Vivida, Honório Serpa, Chopinzinho, Mangueirinha e Itapejara D'Oeste).
Também autoridades, como a deputada estadual, Luciana Rafagnin; os vereadores de Coronel Vivida, Tássia Castelli e Adelino Guimarães; o presidente do Sintraf, Dácio Domingos Haubert; além da população em geral.
De acordo com o assessor de comunicação do Sintraf, Eder Borba, na ocasião houve uma caminhada e panfletagem (com saída em frente ao sindicato, que tem a sua sede em Coronel Vivida, mas que também abrange Honório Serpa), bem como a entrega da pauta de reivindicação no Banco do Brasil e, novamente, à Administração Municipal. O objetivo da ação foi, sobretudo, buscar avanços na negociação junto aos governos Estadual e Federal.
"As propostas já haviam sido entregues aos governos, porém não avança a negociação. Por isso, fizemos a mobilização, pois a agricultura familiar pede socorro e, infelizmente, os governos Estadual e Federal não estão sensíveis a este tema tão urgente", diz.
Ele avalia positivamente a atividade. "Procuramos dialogar com a sociedade e sensibilizar a todos, da importância de políticas que amenizem o sofrimento dos agricultores. Esperamos que as negociações da pauta avancem, da qual destacamos a bolsa estiagem, crédito produtivo e repactuação das dívidas".
Além dessa mobilização microrregional em Coronel Vivida, outras ações ocorrem pelo Paraná. "Além disso, uma comissão está em Brasília, tentando avançar as negociações nos ministérios", finaliza Borba.