Em Coronel Vivida, cerca de 150 pessoas participam de mobilização pela agricultura familiar

Além de agricultores familiares de Coronel Vivida, Honório Serpa, Chopinzinho, Mangueirinha e Itapejara D'Oeste, a ação promovida pelo Sintraf contou com a participação de autoridades e população em geral

Crédito: Portal Vividense

Crédito: Portal Vividense

Na manhã desta quarta-feira (16), o Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Coronel Vivida (Sintraf) realizou uma mobilização pelos agricultores familiares, a fim de buscar soluções para o enfrentamento da estiagem.

O evento contou com a presença de cerca de 150 pessoas, entre agricultores familiares (de Coronel Vivida, Honório Serpa, Chopinzinho, Mangueirinha e Itapejara D'Oeste).

Também autoridades, como a deputada estadual, Luciana Rafagnin; os vereadores de Coronel Vivida, Tássia Castelli e Adelino Guimarães; o presidente do Sintraf, Dácio Domingos Haubert; além da população em geral.

De acordo com o assessor de comunicação do Sintraf, Eder Borba, na ocasião houve uma caminhada e panfletagem (com saída em frente ao sindicato, que tem a sua sede em Coronel Vivida, mas que também abrange Honório Serpa), bem como a entrega da pauta de reivindicação no Banco do Brasil e, novamente, à Administração Municipal. O objetivo da ação foi, sobretudo, buscar avanços na negociação junto aos governos Estadual e Federal.

"As propostas já haviam sido entregues aos governos, porém não avança a negociação. Por isso, fizemos a mobilização, pois a agricultura familiar pede socorro e, infelizmente, os governos Estadual e Federal não estão sensíveis a este tema tão urgente", diz.

Ele avalia positivamente a atividade. "Procuramos dialogar com a sociedade e sensibilizar a todos, da importância de políticas que amenizem o sofrimento dos agricultores. Esperamos que as negociações da pauta avancem, da qual destacamos a bolsa estiagem, crédito produtivo e repactuação das dívidas".

Além dessa mobilização microrregional em Coronel Vivida, outras ações ocorrem pelo Paraná. "Além disso, uma comissão está em Brasília, tentando avançar as negociações nos ministérios", finaliza Borba.

Crédito: Portal Vividense

Crédito: Portal Vividense

Crédito: Portal Vividense