Vereadora propõe mudança na forma de escolha dos diretores de escolas municipais em Coronel Vivida

Crédito: Portal Vividense

Crédito: Portal Vividense

Nesta terça-feira (15), a vereadora Tássia Castelli apresentou, na Câmara de Vereadores de Coronel Vivida, duas indicações para alteração das Leis Municipais nº 2.990 e nº 2.991, a fim de que seja mudada a forma como são escolhidos os diretores da rede municipal de ensino, bem como a lotação dos professores.

Atualmente, a escolha é feita da seguinte forma: inscrevem-se por escola ou centro municipal de educação infantil (cmei) três ou mais nomes [que devem ser concursados]; sendo que os três mais votados por instituição têm seus nomes levados ao Poder Executivo, cabendo ao prefeito fazer as escolhas.

No ano de 2021, o prefeito Anderson Barreto seguiu o critério da pessoa mais votada. Entretanto, de acordo com a lei vigente, não é obrigatório seguir essa metodologia.

Em entrevista concedida ao Portal Vividense, Tássia contou que viu a necessidade de propor essa alteração, após conversas com a classe dos professores municipais, sendo que uma reivindicação antiga dos professores de Coronel Vivida.

"Queremos que as eleições sejam diretas, e não mais por indicação de cargo político, pois, dessa forma, teremos um processo mais democrático; assim como é hoje na escolha dos diretores da rede estadual de ensino. Consequentemente, vamos poder garantir qualidade de ensino ainda maior em Coronel Vivida, pois a valorização profissional não pode ser baseada apenas no salário; e, sim, por uma série de outros fatores", afirmou.

Outra indicação, apresentada hoje na Câmara pela vereadora, trata sobre a lotação dos professores. Hoje, segundo Tássia, "os professores municipais estão lotados na Secretaria de Educação; e podem ser transferidos a pedido deles, da direção ou até mesmo da própria secretaria [a qualquer momento], para outra escola do município, sem que haja critérios específicos".

Com a qual alteração, "os professores serão transferidos, porém seguindo alguns critérios pré-estabelecidos. A lotação garante a comunidade escolar a continuidade de projetos e trabalhos iniciados com os alunos; conhecer a realidade, a qual aquela comunidade está inserida, bem como garantir a segurança de que, no próximo ano letivo, essas professoras e esses professores irão retornar à escola lotada e dar continuidade aos trabalhos e projetos, que vêm sendo desenvolvidos", finalizou.

Ambas as indicações foram aprovadas por unanimidade na primeira sessão ordinária deste ano, a qual contou com a presença de dezenas de pessoas [sobretudo professores].

Crédito: Portal Vividense