ATENÇÃO! Últimos dias para se inscrever no curso Técnico em Alimentos, da CFR de Coronel Vivida

Crédito: Divulgação/CFR

Crédito: Divulgação/CFR

Na próxima segunda-feira (7), iniciam-se as aulas na rede estadual. Para quem concluiu o 9º ano do Ensino Fundamental, há a oportunidade de ingressar no Ensino Médio, por meio do curso Técnico em Alimentos, ofertado pela Casa Familiar Rural (CFR) de Coronel Vivida.

Isso porque, conforme a coordenadora pedagógica, Cláudia Pitt, ainda há vagas disponíveis para o 1º ano.

"O Técnico em Alimentos ocorre na Casa Familiar Rural, que está situada no Flor da Serra, saída para o município de Honório Serpa. É um curso que funciona em regime da alternância, ou seja, uma semana na escola, com aulas de manhã e à tarde; e uma semana em casa, aplicando os conhecimentos", resume.

Ela conta que outros diferenciais do curso é que oferece atendimento personalizado (mais próximo aos professores); visitas técnicas em indústrias e propriedades, que trabalham com alimentos; aulas práticas e estágios. "Inclusive, os estágios têm favorecido a entrada de estudantes ao mercado de trabalho".

Ainda, de acordo com a coordenadora pedagógica, há transporte escolar do centro de Coronel Vivida até a CFR, no período da manhã e retorno à tarde; enquanto que, para os alunos do interior ou de outros municípios, oferece a opção de internato. "Não existe custo e a alimentação diária é fornecida pela escola".

Como o curso é vinculado ao Colégio Estadual Arnaldo Busato (CEAB), os interessados podem se matricular junto à secretaria do CEAB até a próxima segunda-feira (7). O CEAB está situado na rua Rosa Stedile, 520.

Para se inscrever são necessários RG; CPF; comprovante de benefício federal (caso receba); talão de luz (atualizado); título de eleitor (acima de 18 anos); documento militar (acima de 18 anos); RG e CPF do responsável; declaração de aluno bolsista da rede particular (especificando período que recebeu o benefício); histórico escolar e boletim do Ensino Fundamental); e declaração de vacinação.

O que o curso oferta

Com duração de três anos, além das disciplinas regulares [como português, matemática, entre outras], o curso Técnico em Alimentos oferta conteúdos específicos — por isso essa denominação.

Os alunos aprendem, por exemplo, sobre o processamento e a conservação de alimentos; a auxiliar no controle de qualidade da indústria de alimentos, buscando as práticas de higiene; e a desenvolver práticas laboratoriais, buscando a qualidade físico-química, sensorial e microbiológica dos alimentos.

Também a planejar e coordenar atividades relacionadas à produção alimentícia, à aquisição e manutenção de equipamentos; e a executar e supervisionar o processamento e conservação das matérias-primas, bem como produtos da indústria alimentícia e bebidas.

Ainda, a sanitizar indústrias alimentícias e de bebidas; a controlar e corrigir desvios nos processos manuais e automatizados; a acompanhar a manutenção de equipamentos; além de participar do desenvolvimento de novos produtos e processos.

"Com isso, possibilita com que os profissionais atuem em laboratórios de laticínios; no controle de qualidade em empresas, como a Vibra ou similares a BRF, que trabalham com abate; no controle de qualidade, em supermercados, laticínios, abatedouros; fábricas de bolachas; enfim, qualquer indústria na área de alimentos", enumera Cláudia.