Vividense faz artesanato em canecas de porcelana

Segundo Deise Moreto, a técnica é o "Canetado", em que é utilizada caneta bico de pena. Os projetos são únicos, feitos conforme às características de cada cliente ou da pessoa a ser presenteada

Crédito: Arquivo pessoal

Crédito: Arquivo pessoal

Deise Moreto tem formação em Pedagogia, mas atua há alguns anos como Agente Comunitária de Saúde (ACS) em Coronel Vivida. Também é mãe, esposa e estudante de Serviço Social.

Mesmo com a correria do dia a dia, ela consegue dedicar tempo a um hobby, que de certa forma acabou se tornando também uma segunda fonte de renda: artesanato em canecas.

Desde criança ela gosta de desenhar, replicando ou criando. Recentemente, ao seguir ateliês e assistir vídeos no YouTube, acabou se encantando com essa arte diferente, denominada como "Canetado".

Com isso, resolveu adquirir aos poucos os materiais utilizados para a técnica, já que são caros, e, há cerca de um mês, começou a colocá-la em prática.

A princípio, Deise conta que fez algumas canecas para presentear a família. Publicou em suas redes sociais, o que chamou a atenção dos amigos e outros internautas, resultando em muitos pedidos.

"Essa técnica é feita apenas em material de porcelana, já que a mesma vai ao forno em alta temperatura. A princípio, estou canetando canecas, mas tenho interesse também em pires com xícaras, pratos, medalhas, enfim, quaisquer materiais; sendo porcelana, é possível".

Demanda

Até então, a artesã desconhece na região que seja feito trabalho com essa técnica. Ela revela que mais de 30 unidades já foram feitas. "Tenho pedido já de outras 30 canecas para o ano que vem. A procura está sendo tanta que, nessa semana, precisei recusar outra demanda grande, por causa do tempo escasso". Contudo, caso os clientes queiram encomendar com antecedência, ela está aceitando pedidos.

Cada caneca, segundo Deise, leva, no mínimo, uma hora e meia para ser feita. "Fiz uma, que levei três horas. Se tenho o decalque pronto é mais rápido. Mas, geralmente, visualizo a imagem e replico".

Além disso, a artesã explica que, após a pintura feita com tinta própria para porcelana, aplicada com caneta bico de pena, é necessário aguardar 24h para a queima da caneca no forno, a fim de fixar o material no produto.

Quanto aos desenhos, é conforme a vontade da pessoa. "Se os clientes não têm nada decidido, monto os miniprojetos, para que tenha a opção de escolher ou decidirmos juntos".

Ela destaca que são modelos únicos, uma vez que os projetos geralmente são baseados nas singularidades da pessoa. "Portanto, quando alguém faz pedido, já vou questionando sobre o perfil da pessoa. Porém, se ela gostar de algo visto na internet, posso também replicar".

Ela cita como exemplos uma caneca feita para uma colega do trabalho, que se baseou nos seus cabelos cacheados. Outra que foi feita para uma senhora, com o desenho dos dois netos (com as características deles) e escrito "Vovó".

"Se você me pedisse, por exemplo, para fazer uma caneca baseada na sua mãe, iria lhe questionar muitas coisas sobre ela. Analisaríamos juntas suas peculiaridades, para registrarmos em uma caneca algo dela: uma emoção, um momento, uma conquista, o animal de estimação, a família, amor, amizade, profissão. Enfim, o campo de opções é vasto. Como explica o investidor Warren Buffett: 'O preço é o que você paga, o valor é o que você leva'", destaca Deise, informando que cada caneca varia entre R$ 35 e R$ 40, conforme a matéria-prima e o tempo de produção.

Para conhecer mais sobre o trabalho que ela desenvolve, basta seguir o Instagram "Arte&Afeto" por Deise Moreto, em https://www.instagram.com/pordeisemoreto/. Por meio dele, é possível obter mais informações e fazer sua encomenda. Vale a pena conferir!

Crédito: Arquivo pessoal

Crédito: Arquivo pessoal

Crédito: Arquivo pessoal