Um hobby chamado criatividade: nas horas vagas, casal vividense produz artesanatos e móveis rústicos

Crédito: Portal Vividense

Crédito: Portal Vividense

Com criatividade de sobra, Maria Edna Cordeiro de Quadros e Vitor Lopes de Quadros produzem há décadas artesanatos e móveis rústicos para todos os gostos. Naturais de Coronel Vivida, eles são casados há 27 anos e realizam esse trabalho nas suas horas de folga.

Edna conta que o artesanato sempre foi uma grande paixão. Mas desde os 19 anos que produz peças; enquanto que Vitor há cerca de dois anos que se encontrou com o artesanato e, desde então, não parou mais também.

De acordo com a vividense, ela começou fazendo caixinhas com papel micro-ondulado, após passar por uma vitrine e se encantar com uma caixinha exposta.

Com isso, ela comprou essa caixinha, desmontou para saber como era feita e aprendeu por conta própria. Desde então, não parou mais.

Na época, Vitor e ela eram recém-casados, sendo que o artesanato acabou se tornando uma fonte de renda extra para ela. A primeira que fez deu de presente, porém logo começaram a chegar os pedidos.

Outros artesanatos

Achou que a produção parou nas caixinhas? Nada disso! Por gostar de desafios, Edna buscou aprender cada vez mais tipos de artesanatos.

Logo iniciou as produções de agendas, decorações em cadernos, vidros decorados, puffs em pneus, caixinhas em MDF decoradas; além dos seus "xodós", as bonecas feitas em E.V.A.

Ela revela que muitas dessas peças eram para presentes, pois nunca gostou de presentear com produtos prontos. "Sempre gostei de produzir as peças. E, mesmo quando comprava, dava um toque especial com meu trabalho".

Para produzir as peças, Edna fez apenas um curso de um dia, no qual aprendeu a confeccionar as bonecas; os demais artesanatos aprendeu a fazer por si só.

Móveis rústicos

O talento do casal não se restringe apenas a peças pequenas, mas, sim, a móveis rústicos também. Esse trabalho quem desenvolve na maior parte é Vitor, que aprendeu com o seu pai o ofício da marcenaria.

O gosto pelo artesanato é tanto, que recentemente o casal abriu em Coronel Vivida a cafeteria Degusto Café Gourmet, e os móveis do ambiente foram feitos por eles mesmos: tanto as mesas, como os assentos. Para esse trabalho foi utilizada madeira de pinus, devidamente beneficiada para que o acabamento ficasse impecável.

Vitor conta que, hoje em dia, devido à correria [pois, além da cafeteria, ele trabalha em Pato Branco], precisa conciliar os pedidos dos artesanatos de acordo com o tempo disponível.

Contudo, relata que é sim possível acolher os pedidos na medida do possível e entregá-los. Para isso, o casal pede que as encomendas sejam feitas com antecedência, a fim de garantir a entrega.

Desafio

O vividense conta que o maior desafio, para produção até hoje, foi um pedido de um puff com pneu. Isso porque, era um trabalho novo para o casal.

A ideia surgiu por meio de um vídeo, sendo que os três primeiros não saíram como eles gostariam. Entretanto, isso não os desmotivou. Pelo contrário, se aperfeiçoaram e não demorou muito para que os demais saíssem conforme queriam.

Essa foi uma época em que o casal produziu muitas peças, pois Vitor não trabalhava fora naquele momento; então o artesanato foi uma forma de gerar renda nesse período à família.

Os trabalhos em pneu já foram para várias cidades do sudoeste paranaense, além de Curitiba e Florianópolis (SC). Edna lembra um pedido feito por um cliente de Clevelândia, em que foram necessárias várias viagens para entregá-lo, pois consistia em várias xícaras em pneu.

Hoje em dia, em termos de artesanato, o que os clientes pedirem eles fazem. Sejam peças menores [como as caixinhas e os demais produtos] ou até mesmo em pneu ou madeira.

Edna ressalta que, caso a encomenda seja de alguma peça que ela não saiba fazer, ela aprende, garantindo a entrega de um trabalho com todo o capricho ao cliente.

Para quem deseja entrar em contato com o casal e fazer um pedido, ou pedir informação, eles possuem uma página no Facebook chamada Maria Criativa.

Lá é possível conferir uma vasta galeria de fotos dos artesanatos do casal. Ainda, pelo WhatsApp — Edna (46) 9 9920-0366 ou Vitor (46) 9 9929-8216 — ou mesmo no Degusto Café Gourmet, que fica localizado no piso superior da antiga rodoviária. Aproveita e chega tomar um café!

Crédito: Portal Vividense

Crédito: Arquivo pessoal

Crédito: Portal Vividense

Crédito: Arquivo/Maria Criativa

Crédito: Arquivo/Maria Criativa

Crédito: Arquivo/Maria Criativa

Crédito: Arquivo/Maria Criativa

Crédito: Arquivo/Maria Criativa

Crédito: Arquivo/Maria Criativa

Crédito: Arquivo/Maria Criativa

Crédito: Arquivo/Maria Criativa

Crédito: Arquivo/Maria Criativa