Projeto WI-FI Comunitário é aprovado pelo Legislativo em Coronel Vivida

De autoria dos vereadores Tássia Castelli e João Marcos Miotto, a iniciativa busca ampliar e melhorar os pontos de internet gratuita no município, por intermédio de convênios e parcerias público-privadas

Crédito: Portal Vividense

Crédito: Portal Vividense

Nos últimos dias foi aprovado em segunda votação — na Câmara de Vereadores de Coronel Vivida — o Projeto de Lei Nº 60/21, que consiste na implantação do projeto "WI-FI Comunitário", a fim de ampliar e melhorar os pontos de internet gratuita no município, por intermédio de convênios e parcerias público-privadas.

O projeto é de autoria dos parlamentares Tássia Castelli e João Marcos Miotto, que apresentaram no plenário argumentos e pareceres favoráveis para que a iniciativa obtivesse a aprovação junto aos demais representantes do Legislativo Municipal, uma vez que, inicialmente, uma comissão da Casa havia rejeitado o projeto, por entender ser inconstitucional.

Segundo Tássia, a iniciativa surgiu devido ao fato que algumas praças possuem pontos de WI-FI em Coronel Vivida, porém há algum tempo estão sem sinal disponível.

Ela explica que, juntamente com João Marcos, procuraram nas Leis Municipais se estava regulamentado esse serviço de WI-FI nas praças públicas e outros lugares públicos de Coronel Vivida.

"Entretanto, não estava regulamentado tal serviço. Por isso, tendo em vista nossa preocupação para que a população tenha acesso à informação, à educação e à cultura — principalmente em tempos de pandemia, em que as aulas estavam ocorrendo de forma on-line, e muitas crianças e adolescentes não têm acesso à internet em casa —, procuramos desenvolver esse projeto de lei, para beneficiar toda a população vividense".

Ela reitera que esse projeto consiste em garantir o acesso à internet para toda a população vividense, por meio de praças e locais públicos. Entretanto, a ideia é que [em um futuro próximo] seja feita a expansão de redes de WI-FI para a área rural.

"Isso depende também de ir em busca de recursos — tanto do Governo Federal, como Estadual —. por meio dos deputados que nos representam".

Para o vereador João Marcos, com a aprovação do projeto de lei, a expectativa é que se concretize de fato o quanto antes, "pois os pontos de WI-FI existem, porém não estão em total funcionamento. Queremos que funcionem e sejam feitos investimentos, com equipamentos melhores para poder oferecer um sinal com mais qualidade".

Em relação ao projeto, "não é somente a vontade da maioria dos vereadores, mas sim de toda a população. Acredito que vai se tornar realidade logo, pois já tivemos o parecer favorável [aval] do prefeito Anderson Barreto, antes mesmo de ir para votação. Nos próximos dias vamos discutir qual será a melhor maneira e o prazo para realização; e logo a população vividense vai poder desfrutar de todos os benefícios desse projeto", conclui João Marcos.