Coronel Vivida se destaca com mais de 86% da população acima de 18 imunizada com a primeira dose da covid-19

Conforme o secretário de Saúde, Vinícius Tourinho, a expectativa é que em dezembro todos acima de 18 anos estejam imunizados por completo no município

Secretário de Saúde, Vinícius Tourinho (Crédito: Assessoria/PMCV)

Secretário de Saúde, Vinícius Tourinho (Crédito: Assessoria/PMCV)

Entre os 15 municípios de abrangência da 7ª Regional de Saúde [ou microrregião de Pato Branco], Coronel Vivida é um dos que se destaca no que se refere à imunização da covid-19.

Isso porque, segundo dados do site Localiza SUS, atualizados na última terça-feira (24), o município registrava que 86,34% da população estimada acima de 18 anos recebeu pelo menos a primeira dose da vacina.

Ou seja, das 16.913 pessoas, em 14.603 foram aplicadas dose única ou primeira dose. Com isso, Coronel Vivida é o segundo município da 7ª RS com maior porcentagem de população imunizada. Ficando atrás apenas de Sulina, que está em 87,08% da meta.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Vinícius Tourinho, nesse relatório do Localiza SUS ainda não constam as 450 doses aplicadas ontem, bem como as vacinas que Coronel Vivida recebeu na tarde de hoje (25).

Ele afirma que, em alguns municípios da região, a idade da população a ser vacinada baixou mais rápido. Contudo, "deixaram para trás alguns grupos de vacinação. Por isso, essa descida brusca de idade de quem está sendo imunizado".

Tourinho destaca que, nesta quinta-feira (26), haverá novo drive-thru, dando sequência à população a partir de 22 anos de idade. Nessa nova etapa são 150 doses disponíveis, as quais serão aplicadas no Complexo Esportivo Barro Preto, a partir das 8h30.

Em relação a adesão da população de Coronel Vivida, o secretário observa que, conforme a idade foi baixando, houve um aumento significativo na procura por vacinas.

"Abaixo dos 30 anos a procura tem sido muito grande, tanto que a operação para aplicação das vacinas tem terminado em tempo curto, devido à tamanha procura. Isso é muito bom, pois é sinal que os jovens estão conscientes sobre a vacinação, grupo esse que também foi muito castigado pela covid-19".

Quanto à previsão de imunização de toda a população de Coronel Vivida com as duas doses, ele informa que, a princípio, deve ocorrer até dezembro.

"Se a estimativa de chegada de vacinas se concretizar no início de setembro, a previsão é que em dezembro todos acima de 18 anos estejam imunizados por completo".

Tourinho acrescenta: "Caso seja liberada a vacinação para grupos abaixo de 18 anos, aí se estenderá um pouco, tendo em vista os prazos a serem seguidos entre a primeira e segunda doses, conforme o imunizante aplicado. Lembrando que, por hora, está previsto apenas para acima de 18 anos", finaliza.

Tabela disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Coronel Vivida