Urgente: Hemonúcleo de Pato Branco precisa de doadores de sangue tipo A negativo

Crédito: Imagem ilustrativa

Crédito: Imagem ilustrativa

O Hemonúcleo de Pato Branco está precisando, com urgência, de doações de sangue. Principalmente do tipo A negativo.

A informação é Prefeitura de Coronel Vivida, município também atendido pelo órgão, responsável por abastecer de hemocomponentes os oito serviços hospitalares dos 15 municípios da 7ª Regional de Saúde, que abrange cerca de 250 mil pessoas.

"Em virtude da pandemia, as coletas são feitas somente no Hemonúcleo. Por isso, é necessário agendar a doação pelo telefone (46) 3225-1014 ou WhatsApp (46) 9 9136-3940", diz.

A prefeitura completa que a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza ônibus aos doadores que não tenham como se deslocar até Pato Branco. Contudo, é necessário que também seja agendado, pelo (46) 3232-1435.

Queda

Durante a pandemia e com a chegada do frio, o número de doações caiu drasticamente.

Para doar, o voluntário precisa pesar, no mínimo, 50 kg; ter entre 16 e 60 anos; estar descansado e alimentado; em boas condições de saúde; bem como apresentar documento original com foto.

Lembrando que, desde o início da pandemia, no local estão sendo adotadas todas as medidas de segurança, em prevenção à covid-19. Inclusive, uma delas é que as doações precisam ser feitas com agendamento, evitando assim a aglomeração.