Você sabe qual é a diferença entre o CRAS e o CREAS?

Conversamos com a psicóloga e coordenadora do CRAS, Ana Paula Jochem; e a psicóloga e técnica de referência do CREAS, Thuane Rita da Silva. Ambas atuam no município de Coronel Vivida e explicam como funcionam esses dois serviços à população

Equipes que atuam no CRAS, CREAS e Secretaria Municipal de Assistência Social (Crédito: Divulgação)

Equipes que atuam no CRAS, CREAS e Secretaria Municipal de Assistência Social (Crédito: Divulgação)

Buscando prestar atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), sendo considerado como a porta de entrada dos serviços socioassistenciais.

Em Coronel Vivida, o CRAS está localizado no bairro Primavera II. Ele conta com, atualmente, quatro profissionais: as assistentes sociais, Solange Aparecida da Silva e Carla Schwade; a psicóloga, Ana Paula Jochem; e a gestora do programa de transferência de renda Bolsa Família, Luci Nepomuceno.


Serviços

Conforme Ana Paula, que também é coordenadora do CRAS, o público da Assistência Social é aquele de quem dela necessitar. Ela conta que vários são os serviços prestados, como Cadastro Único (CadÚnico); programa de transferência de renda Bolsa família; e encaminhamento de Benefício de Prestação Continuada (BPC) para idosos e pessoas com deficiência.

Também disponibilização de folha resumo do CadÚnico para solicitação de Tarifa Social baixa renda de luz e água; cadastro para o programa Leite das Crianças; e inscrição para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos de idade, que são atendidos pela Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI).

Ainda, dentre os serviços prestados, ela informa que há grupos do CRAS para idosos, beneficiários do BPC e suas famílias; grupos de orientação para beneficiários do programa Bolsa Família; grupo de orientação para novos beneficiários do programa Leite das Crianças; acompanhamento familiar, por meio do Programa de Atenção Integral a Família (PAIF); além de atendimentos de benefícios eventuais, como: benefício de alimentação; acesso à documentação pessoal para população de baixa renda; auxilio funeral; e auxílio natalidade.

"Cabe destacar que as atividades em grupo presenciais não estão ocorrendo em virtude da situação da pandemia. Porém, estamos prestando atendimento remoto", observa a coordenadora.

Ela completa que a oferta dos serviços foi organizada por meio de cronograma, para melhor atendimento à população, em virtude do número reduzido de profissionais, bem como evitar aglomerações.

ACESSUAS

Quanto ao programa ACESSUAS Trabalho, Ana Paula informa que retornou suas atividades em abril deste ano, com uma equipe de profissionais (assistente social e psicóloga), e a previsão é que as ações ocorram até novembro deste ano.

"O programa em questão tem por objetivo a busca da autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mercado de trabalho, articulação com empresas/indústrias do município e região para encaminhamento ao mercado de trabalho. O atendimento ocorre na segunda, terça e sexta-feira pela manhã; além de quarta-feira o dia todo e quinta à tarde.

Para ter acesso ao CRAS, ele está localizado na rua Cândido Inácio de Lima, nº 485, bairro Primavera II. O atendimento ocorre de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h (exceto feriados). Telefone para contato: (46) 3232-2152 ou (46) 9 9122-9970 (WhatsApp).


CREAS

Com o objetivo de atender a Proteção Social Especial de Média Complexidade, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é um equipamento da Assistência Social, o qual atende indivíduos e famílias vítimas de violação de direitos.

Em Coronel Vivida, funciona no prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, também no bairro Primavera II. Ele conta com três profissionais: as psicólogas Marisa Cristina Mezzomo Aziliero e Thuane Rita da Silva, a qual também é técnica de referência do CREAS; e a assistente social Ana Paula Andrade de Oliveira.


Atendimentos

De acordo com Thuane, o CREAS presta atendimento a crianças, adolescentes, mulheres, idosos, pessoas com deficiência, população LGBTQIA+, que sejam vítimas de violação de direitos, como violência física, psicológica, negligência, abandono, violência sexual, situação de rua, trabalho infantil e práticas de ato infracional.

"Seu objetivo é a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, fortalecimento de potencialidades e a proteção de indivíduos e famílias para o enfrentamento das situações de risco pessoal ou social por violação de direitos", afirma.

Para isso, conforme a técnica de referência, são prestados atendimentos individualizados, familiares ou grupais; atendimento psicossocial; acompanhamento individual e/ou familiar; visitas domiciliares; encaminhamentos a outros serviços e equipamentos do Sistema de Garantia de Direitos; articulação com outros equipamentos das políticas públicas (como Saúde, Educação e Assistência Social); além de campanhas de prevenção às violências.

"O equipamento possui um fluxo significativo de atendimento, encaminhamentos e procura espontânea. Por isso, um cronograma foi criado para facilitar a organização da agenda para os atendimentos individuais, familiares, visitas e procura espontânea, bem como o trabalho interno, elaboração de relatórios e demais documentos relacionados ao trabalho", explica.

Thuane ainda informa que os encaminhamentos ao CREAS ocorrem, em sua maioria, por meio de demais equipamentos, como Delegacias, Ministério Público, Conselho Tutelar, Poder Judiciário, Unidades de Saúde, Escolas, CRAS, Disque Denúncias, além de demandas espontâneas. "Assim, a população que necessitar de orientação pode procurar o equipamento".

O CREAS está localizado na rua Candido Inácio de Lima, s/n; bairro Primavera II, junto ao prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em frente à Escola Municipal Sete de Setembro.

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 12h e das 13h às 17h. Telefone para contato: (46) 3232-3650 ou (46) 9 9133-3380 (WhatsApp).