Alunos da rede municipal de Coronel Vivida retornam às escolas em agosto

Secretária municipal de Educação explica como será esse retorno e orienta os pais/responsáveis como devem fazer

Crédito: Arquivo/Prefeitura de Coronel Vivida

Crédito: Arquivo/Prefeitura de Coronel Vivida

Atenção, pais/responsáveis, que têm crianças matriculadas na Rede Municipal de Coronel Vivida! A Secretaria de Educação comunica que, no dia 2 de agosto de 2021, haverá o retorno das aulas presenciais aos alunos da Educação Infantil (de 4 e 5 anos de idade) e do Ensino Fundamental, que frequentam as dez escolas do município.

"Esse retorno seguirá a lei de biossegurança, que determina que seja gradativo e escalonado. As crianças matriculadas nos cinco Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) ainda não terão as aulas presenciais, porque vamos observar inicialmente como vai ocorrer esse período de aulas, agora escalonadas", afirma a secretária Angela Momo.

Como funcionará

Ela explica que cada turma será dividida em dois grupos: A e B. O grupo A terá aula um dia sim e um dia não no presencial, intercalando com o grupo B.

"Vamos supor que, na segunda-feira, o grupo A venha à escola, serão quatro horas diárias de aula. Ele recebe todo o conteúdo do dia, as explicações dos professores, as matérias novas, as atividades que deverá fazer em sala de aula, bem como as que deverá fazer em casa no dia seguinte".

No dia seguinte, por sua vez, enquanto os professores estiverem trabalhando com o grupo B no presencial, o grupo A vai estudar em casa, com todas as atividades que já foram entregues e explicadas no dia anterior, pelos seus professores. Somente nesse dia o grupo B terá a as aulas na modalidade presencial; as explicações e instruções do que fará no dia.

"Quando o grupo A retornar às suas escolas, os professores fazem todas as correções das atividades que foram deixadas para fazer na modalidade remota. Por este motivo, as aulas on-line serão suspensas. O atendimento será nas escolas. Assim, para todas as crianças e pais que tiverem dúvidas, os professores estarão atendendo nas salas de aula", orienta.

Quanto aos alunos que possuem comorbidades, Angela pede aos pais/responsáveis que apresentem atestado médico, que comprove a comorbidade. "Nesse caso, serão entregues apostilas para que a criança possa fazer suas atividades e, 15 dias depois, os pais/responsáveis devem levar essas atividades às escolas, para que sejam corrigidas. As dúvidas também só poderão ser sanadas junto às escolas, com os professores. Os atendimentos on-line não ocorrerão mais".

Cuidados

A secretária destaca que tudo está sendo organizado, a fim de que o retorno ocorra com toda a segurança necessária, tanto aos alunos, como aos profissionais.

Ela conta que nas salas de aula haverá o distanciamento de cada carteira/criança, de um metro e meio, bem como serão distribuídos álcool em gel para que os professores passem o tempo todo nas mãos das crianças.

Ainda, haverá tapete de sanitização e será medida temperatura de cada aluno. Também os banheiros serão o tempo todo higienizados, assim como não haverá aglomeração nem na entrada e nem na saída das escolas.

Quanto aos lanches, conforme Angela, serão servidos nas salas de aula, em que "as serventes levarão as bandejas e os próprios professores entregarão as canecas para cada criança".

A secretaria destaca, além disso, que na hora do recreio, os alunos serão direcionados pelas equipes pedagógicas e pelas serventes, para não haver aglomerações. "Eles serão dirigidos, organizados de forma que as crianças não estejam em contato com outras; e será separado por turmas".

Transporte

Em relação ao transporte escolar, Angela afirma que também será disponibilizado. Porém, exclusivamente aos alunos que moram nas comunidades do interior do município.

Segundo ela, isso será possível, pois cada ônibus transportará 50% dos alunos, ou seja, dentro da capacidade permitida nesse momento de pandemia.

"Todos deverão estar sentados. É importante que a família conscientize cada criança da utilização da máscara, que não pode tirá-la. Também que os pais enviem uma máscara reserva. Porque a criança sua ou, às vezes, pode perdê-la. Ou, ainda, pode ser que umedeça durante muito tempo de uso. E é importante realizar a troca".

A secretaria explica que, dentro do ônibus, antes do motorista levar a criança, medirá a temperatura de cada uma na chegada do ônibus. Eles estão autorizados a não transportar os alunos que estiverem com temperatura acima de 37°.

"Dentro de cada ônibus haverá uma pessoa responsável por passar álcool em gel nas mãos das crianças. Na hora de retornarem aos ônibus também será medida a temperatura, bem como utilizado álcool em gel".

Quanto aos alunos que moram na cidade, porém no trajeto por onde passa o transporte escolar, a secretária diz que as caronas serão proibidas. Assim, respeitando a capacidade máxima permitida de cada ônibus.

Conscientização

Mesmo com a diminuição do número de casos nos últimos dias e pelo fato de que em agosto muitas outras pessoas já estarão vacinadas, Angela pede que os pais que conscientizem as crianças quanto à utilização da máscara, aos cuidados de higienização das mãos o tempo todo; além de não abraçar os colegas.

"Com essa conscientização e com todos os cuidados que serão tomados tanto nas escolas, como no transporte escolar, os seus filhos estarão seguros. Estamos todos engajados nessa missão, de proteger cada criança. E também muito preocupados com a defasagem de cada uma delas. Por isso, estamos fazendo o possível e o impossível, juntamente com cada profissional, para recuperarmos essas crianças".

Angela, ainda, reforça que "sabemos que todo esse tempo parados, muitos perderam uma rotina. Então será um tempo de readaptação. Além da recuperação de defasagens de aprendizado, também teremos questões emocionais, que deverão ser trabalhadas com cada criança, rotina de estudos. Por isso é importante que as famílias estejam presentes, façam parte também desse momento, com muita preocupação e nos ajudem novamente nesse processo de aprendizado, de acostumar novamente com as rotinas de estudo, e muita dedicação".