Colégios convidam comunidade escolar para participar das eleições de diretores em Coronel Vivida

Crédito: Portal Vividense

Crédito: Portal Vividense

Na próxima quarta-feira (7), a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) realizará as eleições (consultas públicas) de diretores e diretores auxiliares das instituições estaduais de ensino.

Cerca de 1,7 mil colégios do Paraná vão participar do processo — exceto colégios cívico-militares; de educação integral; instituições de ensino das comunidades indígenas ou quilombolas; as cedidas ou alocadas em instituições religiosas; e os colégios da Polícia Militar do Paraná, os quais têm processos específicos para a escolha dos diretores.

Em Coronel Vivida, quatro instituições vão participar das eleições, exceto o Tancredo Neves, que agora é Cívico-Militar: Colégio Estadual Arnaldo Busato; Colégio Estadual do Campo Castelo Branco; Colégio Estadual do Campo Duque de Caxias; e Colégio Estadual do Campo Núcleo de Santa Lúcia. Todos com chapa única.

Conforme a documentadora escolar de Coronel Vivida, Karini Bernardo, as eleições vão ocorrer das 8h às 21h. Alguns colégios optaram pela consulta on-line, por meio de células digitais de votação. Contudo, em Coronel Vivida, optou-se pela consulta presencial, por meio de cédulas impressas de votação. Assim, neste caso, ocorrerá nos respectivos colégios.

Ela explica que, embora as quatro instituições de ensino tenham chapa única, o resultado da consulta será homologado desde que tenha atingido o quórum mínimo de, pelo menos, 35% dos constantes na lista de aptos a votar; e a totalidade dos votos válidos não seja inferior ao número de votos brancos e nulos.

"No caso de não homologação do resultado, será realizada nova votação no prazo máximo de 15 dias. Se, após a segunda votação não houver candidato eleito, o diretor e os diretores auxiliares serão designados por Ato do Secretário de Estado da Educação e do Esporte, até a realização de nova Consulta, que deverá ocorrer entre os meses de outubro e dezembro de 2021", informa.

Ela completa que a posse dos diretores e diretores auxiliares escolhidos em primeira votação será no dia 30 de julho de 2021, os quais deverão ficar à frente das respectivas instituições de ensino pelos próximos quatro anos.

Quem pode votar?

Conforme a documentadora escolar, estão aptos a votar: professores que estejam supridos na instituição de ensino; funcionários supridos na instituição de ensino, exceto os terceirizados; responsáveis, perante a escola, pelo aluno menor de 16 anos; alunos com, no mínimo, 16 anos completos até a data da consulta.

"Cada pessoa apta a votar terá direito a um voto, mesmo que represente mais de um segmento da comunidade escolar ou mais de um aluno não votante", observa.

Para votar, será necessário apresentar um documento de identificação com foto, que comprove sua situação (pai/mãe e ou responsável pelo aluno) e só poderão entrar nos locais de votação se estiverem usando máscaras, o que deverá ser feito em todo o percurso.

"As mãos deverão ser higienizadas com álcool em gel, antes e depois de votar; e, se possível, cada votante deverá levar sua própria caneta. A distância de um metro e meio entre as pessoas que estiverem na sala para votar deverá ser mantida, de acordo com as marcações feitas no chão, para indicar o distanciamento correto", lembra a documentadora.

Conheça, abaixo, as principais propostas das chapas únicas dos quatro colégios estaduais de Coronel Vivida, nos quais haverá votação (em ordem alfabética):

- Colégio Estadual Arnaldo Busato:

Diretor geral: Cleverton Silva (38 anos; natural de Coronel Vivida; graduado em História; especialista em História do Brasil e Gestão Escolar; mestre em História Regional. Professor há 20 anos).

Diretora auxiliar: Sandra Maria Hermann Schiavini (52 anos; natural de Coronel Vivida; pós-graduada em Literatura; PDE Fábulas. Professora há 30 anos).

Metas: Parcerias com entidades públicas e organizações; projetos culturais e esportivos; recursos pedagógicos; envolvimento das famílias na escola; melhorias e manutenção na estrutura física.

- Colégio Estadual do Campo Castelo Branco:

Diretora: Elizangela Xavier (natural de Coronel Vivida; graduada em Artes Visuais e Pedagogia; pós-graduada em Psicopedagogia Clínica, Psicopedagogia Institucional, além de Gestão, Orientação e Supervisão Educacional. Docente há 23 anos).

Metas: Envolvimento da comunidade em todos os eventos realizados no ambiente escolar, em todas as decisões a serem tomadas para a melhoria do espaço escolar e do ensino aprendizagem, somando para um progresso satisfatório. "Pois, acredito que somente através de uma participação efetiva da comunidade escolar poderemos obter uma educação de qualidade", afirma.

- Colégio Estadual do Campo Duque de Caxias:

Direção: Ivanir Zanella (natural de Coronel Vivida; graduada em Ciências, com habilitação em Matemática; especialização em Educação Infantil e Ensino Fundamental das Séries Iniciais, além de especialização em Orientação e Supervisão escolar. Docente há 32 anos).

Metas: Promover reflexões permanentes com a comunidade escolar sobre a infraestrutura da escola, para definir prioridades e construir estratégias conjuntas, a fim de assegurar as condições necessárias para a promoção de uma educação de qualidade; acolher e valorizar a diversidade na escola, promovendo a construção de laços de afeto, respeito e confiança entre educadores e educandos; atender as demandas escolares com responsabilidade e ética, cumprindo os prazos e normas estabelecidos pela Seed, garantindo assim, a eficiência e a funcionalidade da gestão administrativa, pedagógica e financeira na escola; realizar momentos de interação entre família, comunidade e escola através de projetos culturais; sensibilizar o aluno e seus responsáveis da importância da frequência escolar.

- Colégio Estadual do Campo Núcleo de Santa Lúcia:

Direção: Andreia Tochetto dos Santos (42 anos; natural de Coronel Vivida; graduada em Geografia; especialista em Educação Especial. Docente há 17 anos).

Metas: Valorização dos professores e equipe pedagógica, para que juntos consigam desenvolver um ensino de qualidade para os alunos; e oferecer espaço físico adequado para desenvolver as atividades propostas pelos professores. "Além disso, durante a pandemia, percebemos que 50% dos nossos alunos não têm acesso internet/computador/celular para acompanhar as aulas on-line. Por isso, pensamos junto com a equipe em remodelar a biblioteca, buscando apoio financeira por meio de um projeto que já estamos elaborando, para que seja remodelada e consigamos adquirir alguns computadores. Assim, o nosso aluno possa vir à escola para fazer cursos e, no futuro, também possa competir no mercado de trabalho.