Atletas de Coronel Vivida conquistam medalhas em evento virtual de karatê

Samuel Borges da Silva

Samuel Borges da Silva

No último sábado (24), ocorreu a primeira fase do Campeonato Paranaense Virtual de Karatê, na modalidade de Kata. Realizado pela Federação Paranaense de Karatê (FPrK), o evento contou com a participação de 212 atletas de todo o Estado.

Na ocasião, 38 árbitros avaliaram os atletas, tanto por meio de vídeos enviados pelo WhatsApp, como no próprio site da FPrK.

Com a pandemia [que já se estende desde março de 2020], essa foi uma das alternativas encontradas para a realização de eventos, já que as competições presenciais estão suspensas. Assim, auxiliando manter os atletas sempre motivados e com espírito de competição.

Coronel Vivida

A Associação Zanshin de Coronel Vivida, supervisionada pelo professor Emerson Luiz da Silva [faixa preta 4º Dan], que compreende também os municípios de Pato Branco, São João e Mangueirinha, contou com a participação de cinco atletas.

O professor informa aos atletas, que não participaram da primeira fase, que podem se inscrever nas fases seguintes.

Ele completa que a participação terá a somatória dos pontos e o atleta, que obtiver maior pontuação ao final da terceira fase, será considerado o campeão estadual do torneio Virtual de Kata.

Kata

O Kata é uma simulação de uma luta real, em que o praticante executa uma sequência de golpes e defesas predeterminadas. Cada estilo de karatê possui suas sequências de Kata. A Zanshin é praticante do estilo Wadô-Ryu [criado pelo mestre japonês, Hironori Otsuka, em 1934. A arte tem como uma das características principais usar a própria força do adversário contra ele mesmo].

As próximas fases ocorrerão nas seguintes datas:

- 2ª fase, em 15 de maio: inscrições até o dia 12/05;

- 3ª fase, em 12 de junho: inscrições até o dia 09/06.

Confira o desempenho dos atletas da Associação Zanshin de Coronel Vivida:

- Gabriel dos Santos Bolzon (Coronel Vivida): vice-campeão na categoria 14/15 anos;

- Samuel Borges da Silva (Coronel Vivida): vice-campeão na categoria sub 21;

- Renata Cristina Carniel (Coronel Vivida): terceiro lugar na categoria 16/17 anos;

- David Cavasini Ariotti (Pato Branco): terceiro lugar na categoria 14/15 anos;

- Murilo Freitas de Campo Silva (Pato Branco): categoria 16/17 anos.