Família de agricultores diversifica produção com o cultivo de morangos em Coronel Vivida

Crédito: Camila Xaves

Crédito: Camila Xaves

Há 22 anos, Dirceu e Maria Xaves moram na comunidade de Caravággio, interior do município de Coronel Vivida.

Desde então, milho, feijão, soja e leite vinham sendo produzidos pelo casal, que hoje contam com o apoio da filha Camila.

Contudo, buscando diversificar ainda mais a produção, desde 2015 eles resolveram também a produzir morangos.

De acordo com Mari [como é mais conhecida], o cultivo dessa fruta começou por meio de um projeto da Cresol, que consistiu no incentivo e acompanhamento para essa produção.

E, atualmente, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (Iapar-Emater) acompanha com visitas à propriedade, dando assistência técnica.

"Além disso, nossa filha [que está cursando Agronomia] também nos auxilia com pesquisas de como cultivar essa fruta", diz a agricultora.

A princípio, segundo Mari, a família produzia no chão, a céu aberto, sendo que nesse ano eles passaram a cultivar em estufas, no sistema suspenso.

Ela conta que são duas estufas: uma de 160 m² e outra de 85 m²; e acrescenta que não é utilizado agrotóxico nas 2.000 mudas cultivadas.

Ainda, conforme Mari, a colheita deve começar nos próximos 15 dias. Assim como os demais produtos que eles produzem [além de panificados], os morangos são comercializados na feira livre [todas as sextas-feiras na praça Getúlio Vargas] e sob encomendas.

"Resolvemos começar com mais essa atividade por termos uma pequena propriedade e ser uma cultura fácil de trabalhar. Além da boa aceitação que tem em relação a esse produto, que corresponde a 20% da nossa renda hoje em dia", finaliza a agricultora.