Vividense transforma e reaproveita madeira em artesanatos

Créditos fotos: Portal Vividense

Créditos fotos: Portal Vividense

Lindomar de Oliveira tinha sete anos de idade, quando ia à escola pela manhã e à tarde frequentava as oficinas disponibilizadas no Cemic/APMI, no final da década de 1980, em Coronel Vivida.

Lá, além de fazer várias amizades, o vividense — que nasceu e praticamente se criou no bairro Fleck, e hoje tem 40 anos — também acabou aprendendo um ofício: a marcenaria.

A princípio, Lindomar fazia carrinhos, casinhas, entre outros brinquedos. Com o passar dos anos, o amor pelo ofício acabou fazendo com que a marcenaria continuasse presente na sua vida.

Tanto que, na casa onde mora com sua esposa Monise e os dois filhos, cerca de 60% dos móveis foram feitos pelo próprio marceneiro, que tem como atividade principal a impressão gráfica, atuando há 12 anos na Gráfica Colina.

"Meu avô foi marceneiro. Então, desde pequeno tenho isso no sangue. E, com a oficina de marcenaria no Cemic/APMI, hoje tenho essa segunda atividade, que, infelizmente, está cada vez mais escassa", conta.

Ele recorda, com brilho no olhar, que nas aulas, quando começou a aprender o ofício, fazia peças pequenas, como porta-temperos e porta-chimarrão.

Entretanto, com o passar dos anos, foi se aprimorando e orgulhoso descreve os móveis que conseguiu fazer para a sua casa. Inclusive, o mais recente, foi o berço para seu filho mais novo, de três meses de idade.

Amigos e parentes, ao visitar o casal há dez anos, que recém havia se casado, se encantavam com os móveis e pediam peças iguais ou semelhantes. Com isso, começaram a surgir algumas pequenas "encomendas", que a princípio eram feitas no improviso a partir da madeira e simples serrote e martelo.

Entretanto, o marceneiro relata que [o que era um passatempo antes] acabou se tornando sua segunda fonte de renda, há cerca de três anos. Assim, nas horas vagas, ele produz ou reforma peças de madeira para clientes de Coronel Vivida e outros municípios do Sudoeste, como também de outras regiões, como Toledo (PR) e Florianópolis (SC).

Assim, na medida em que os pedidos foram aumentando, Lindomar conseguiu adquirir mais ferramentas próprias para a atividade, conseguindo tornar a produção ainda mais rápida e com acabamento mais preciso.

Peças

O vividense não sabe precisar quantas peças já produziu no decorrer desses anos. Mas acredita que se aproxima de 1.000, entre tábuas para carne, bancos, nichos, suportes verticais para flores, mesinhas de centro, porta-chaves, mesinhas de jardim, entre muitas outras.

Ele produz tanto com base nas ideias dos clientes ou vendo algum modelo pronto, como também reproduz peças que tenham valor sentimental e que estejam muito desgastadas.

Lindomar conta que já chegou a fazer peças maiores de dois metros [como mesas e painéis para TV], porém, no momento não consegue devido ao seu espaço por enquanto ser pequeno.

A sua última criação foi uma mesa com cadeiras para crianças. "Tendo em vista que as aulas estão ocorrendo em casa, isso ajuda os pais a manter o ambiente escolar para os seus filhos", justifica, acrescentando que a mesa possui compartimento para que os materiais sejam guardados.

O marceneiro destaca que as peças são feitas somente sob encomenda, justamente devido ao espaço. O prazo para produção e entrega fica em torno de 15 a 20 dias, conforme à complexidade e quantidade do pedido, tendo em vista que desempenha essas atividades nos fins de semana e à noite, devido ao seu outro trabalho.

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o trabalho de Lindomar, pode entrar em contato com Lindomar e Monise em seus perfis pessoais no Facebook e Instagram. Também pela página "Artes e Mimos – Artesanatos".