Nesta terça-feira (6), às 19h, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Pato Branco realizará a palestra "Marco legal da primeira infância: avanços e desafios".
O evento, que está sendo organizado pelo grupo "Formação Matemática (ForMat)", ocorrerá por meio do seu canal do YouTube, em https://www.youtube.com/watch?v=kEUMx7MBUiY, no qual podem participar tanto acadêmicos, como o público em geral.
"ForMat convida para pensarmos juntas e juntos os avanços e desafios relativos ao Marco Legal da Primeira Infância e, com isso, oferecer às nossas crianças melhores condições de vida e de educação", convida o grupo.
Participarão desse momento a professora doutora Franciele Clara Peloso, estudiosa da Educação das Infâncias; e a deputada federal Leandre Dal Ponte, presidente da Frente Parlamentar da Primeira Infância.
Discussão
No Brasil, as crianças passam a ser compreendidas como sujeitos de direitos somente a partir da Constituição Federal de 1988. De lá para cá, muitas políticas passam a versar sobre a seguridade social das crianças, seus direitos de educação e bem viver.
Com o Marco Legal da Primeira Infância mais um passo foi dado nessa caminhada. A Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016, estabeleceu princípios e diretrizes para a formulação de políticas públicas que buscam atender de forma mais efetiva os direitos das crianças na primeira infância.
O Marco Legal visa superar a segmentação de ações, aumentando a eficácia das políticas voltadas para a infância e definindo estratégias de articulação intersetorial. Assim, o Marco Legal da Primeira Infância oportuniza colocar a primeira infância na agenda do país, com o objetivo de garantir melhores condições de cuidado e educação para todas as crianças.
Mais informações podem ser obtidas no site do ForMat, em http://pb.utfpr.edu.br/format/??, ou pelas redes sociais: Facebook (@formatutfprpb) e Instagram (@formatutfpr). Ainda, pelo e-mail [email protected].
Para os acadêmicos, será fornecido certificado de participação de 2h. Um link será fornecido durante a live para que os participantes tenham acesso.