Cadeia Pública de Pato Branco tem mais um surto de covid-19

Crédito: Arquivo/Diário do Sudoeste

Crédito: Arquivo/Diário do Sudoeste

O Departamento Penitenciário (Depen) constatou mais um surto de covid-19 na cadeia pública de Pato Branco. Pelo menos 24 detentos positivaram para o coronavírus, mas todos estão bem, conforme informou a enfermeira da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão (PEFB), Maria Teresa Techy, que fez o atendimento dos presos, juntamente com uma enfermeira e um médico cedidos pela Prefeitura de Pato Branco. Em setembro do ano passado, já havia ocorrido um surto de covid-19 na cadeia pública de Pato Branco.

Maria Teresa informou que foram coletados os testes em todos os detentos, alguns positivaram e outros aguardando o resultado. Porém, como todos convivem juntos, independente do resultado, é preciso ter muita cautela, pois mesmo se os exames derem negativos eles podem se contaminar na sequência.

"Todos os detentos estão bem. Passamos somente quatro para a consulta do médico, que está diariamente na Delegacia cedido pelo Município, que está tomando todas as condutas necessárias, tanto na prevenção, como no tratamento, exames e acompanhamento diário dos detentos, mas todos estão bem, não tem nenhum hospitalizado. Os familiares e advogados podem ficar tranquilos, que eles estão sendo atendidos diariamente conforme a necessidade", afirmou.

O Depen também pede para a comunidade e familiares ficarem tranquilos, que os presos estão sendo bem atendidos. No entanto, vão evitar o deslocamento de detentos para conversas com advogados, a não ser que sejam casos de extrema necessidade, como de movimentação de processo, apresentação de recursos e defesa, até que acabe o isolamento dos detentos para que eles possam voltar com as atividades normais.

De acordo com o Depen, foi fundamental a parceria com o Município, com a presença do médico e da enfermeira na cadeia pública para o atendimento dos detentos. Com isso, é possível controlar, monitorar e evitar os deslocamentos porque todos os presos estão isolados independentemente de estarem ou não positivados.