Hemonúcleo precisa de doações de sangue em Pato Branco

Crédito: Imagem ilustrativa

Crédito: Imagem ilustrativa

O Hemonúcleo de Pato Branco [que atende 15 municípios do Sudoeste, inclusive Coronel Vivida] informa que a situação é de cautela, pois os estoques estão baixos e os hospitais continuam precisando de hemocomponentes.

De acordo com a coordenadora da unidade, Silvia Pecin Acosta, todos os tipos sanguíneos são necessários.

"Devido à pandemia, o número de doações diminuiu muito, em torno de 25%", afirma.

Ela destaca que, com a pandemia, as medidas de prevenção ao covid-19 foram reforçadas na hora da realização da doação de sangue.

Assim, elas devem ser efetuadas a partir de agendamento prévio, para evitar aglomeração na unidade. Também a capacidade operacional foi reduzida no local, garantindo o distanciamento social.

"Além disso, inserimos pontos de álcool em gel na unidade e reforçamos os protocolos de higienização".

Requisitos

Segundo a coordenadora, para a doação de sangue é necessário que o voluntário esteja em boas condições de saúde; tenha entre 16 e 69 anos (menor de idade acompanhado do responsável legal); pese acima de 50 kg; não tenha sinais de gripe, resfriado, tosse, coriza, febre e diarreia; e esteja descansado e alimentado.

Agendamento

Os agendamentos podem ser feitos via WhatsApp, pelo (46) 9 9136-3940 e telefone (46) 3225-1014. Ainda, pela página no Facebook da unidade (Hemonúcleo Pato Branco) ou pelo site www.saude.pr.gov.br/doacao.

"Se você não puder doar, compartilhe essa informação, avise à família e aos amigos. Toda a ajuda é muito bem-vinda", finaliza.

O Hemonúcleo fica localizado na rua Paraná, 1633, quase em frente à rodoviária. O atendimento é de segunda a sexta feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16:30.