Dom Edgar faz apelo para lockdown no Sudoeste para a Amsop

Crédito: Divulgação/Diocese de Palmas-Francisco Beltrão

Crédito: Divulgação/Diocese de Palmas-Francisco Beltrão

Neste sábado (13), o bispo da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, Dom Edgar Xavier Ertl, enviou um documento à Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), a fim de solicitar um lockdown nos 42 municípios da região, durante 15 dias.

No apelo, direcionado ao presidente e vice-presidente da entidade — Nilson Feversani (prefeito de Bom Sucesso do Sul) e Cléber Fontana (prefeito de Francisco Beltrão), respectivamente —, Dom Edgar diz o seguinte:

"É hora de estancar a escalada da morte. A população sudoestina necessita de vacinas agora. Todavia, não bastam as vacinas em todos os municípios: quero, então, propor-lhes que se realize por 15 dias em todos os municípios do Sudoeste do Paraná um lockdown, ou seja, um trancamento/fechamento/bloqueio/confinamento/isolamento geral, a fim de contermos a propagação do vírus, o que já fizeram outros gestores públicos do Brasil e noutros países".

Ele acrescenta que, pela experiência, já está comprovado que "métodos paliativos, entre eles as breves restrições nos fins de semana, 'toque de recolher' para uma sociedade indisciplinada e negacionista já não surte efeito. Na nossa história da covid-19, estas pessoas a cada dia têm se mostrado ainda mais indiferentes, toda vez que desconsideram as orientações da OMS, dos médicos no Brasil, dos relatórios científicos que têm revelado a gravidade com que esse vírus está se modificando e se fortalecendo no meio de nós".