O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) promove na próxima quinta-feira (10), a partir das 14h30, apresentação em detalhes das informações e funcionalidades disponíveis na plataforma AdaptaBrasil. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal do MCTI no Youtube.
A plataforma AdaptaBrasil, desenvolvida pelo MCTI em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) e com a Rede Nacional de Pesquisas (RNP/MCTI), tem por objetivo consolidar, integrar e disseminar informações sobre os impactos das mudanças climáticas no território nacional, a fim de fornecer subsídios à tomada de decisões nos setores público e privado para ações de adaptação.
A ferramenta oferece análises e indicadores sobre os itens essenciais água, alimento e energia, além de informações sobre os impactos da mudança do clima observados e projetados.
"Será uma oportunidade de explorarmos melhor as informações que já estão disponíveis e propagá-las de modo que os gestores públicos e da iniciativa privada, tenham acesso aos dados, saibam utilizar essa ferramenta, desenvolvida a partir da pesquisa e da ciência, em prol da sociedade brasileira", avalia o secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI, Marcelo Morales, que fará a abertura do webinar. O evento virtual contará com a presença dos diretores do Inpe e da RNP.
Dados e indicadores
O sistema AdaptaBrasil indica as tendências dos impactos das alterações e oscilações do clima, o que pode impactar as proposições, formulação e avaliação de ações de adaptação, representando uma importante ferramenta para tomada de decisão nos setores público e privado.
Em funcionamento desde setembro deste ano, nesta primeira etapa a ferramenta permite visualizar mapas e navegar pelos dados e indicadores para 1.262 mil municípios de dez estados que integram o semiárido.
A região foi priorizada pelo projeto, pois, de acordo com as projeções, já apresenta impactos decorrentes da mudança do clima no território nacional.
Serviço: Conheça o AdaptaBrasil MCTI: a contribuição da ciência para medidas de adaptação à mudança do clima
Quinta-feira (10/12), a partir das 14h30
Transmissão ao vivo aqui
Acesse e conheça a plataforma AdaptaBrasil