Autoescola Autêntica apresenta série Trânsito Consciente

Começamos pelos cuidados que devem ser tomados em relação aos demais usuários da via

Crédito: Portal Vividense

Crédito: Portal Vividense

A partir de hoje, iniciamos — junto à Autoescola Autêntica — a série "Trânsito consciente".

Desta vez, apresentamos os cuidados que devem ser tomados em relação aos demais usuários da via.

Afinal, mesmo todos frequentando o centro de formação de condutores, nunca é demais recordar alguns desses cuidados, certo?

Começamos pelos pedestres.

É preciso lembrar que os pedestres sempre têm a preferência no ambiente do trânsito, uma vez que são os usuários mais importantes da via pública.

Inclusive, andar a pé também é considerado um meio de transporte.

Abaixo, listamos alguns deveres e direitos [tanto dos pedestres, como dos condutores de veículos automotores]:

- Quando não tiver a presença de sinalização, semáforo ou faixa, é dever do pedestre aguardar que os veículos passem;

- É o sinal luminoso que indicará com precisão de quem é a vez de passar;

- No momento em que o pedestre estiver para finalizar a sua travessia, a preferência será dada a ele. O condutor deverá esperar a conclusão da travessia.

Recomendações às crianças menores de dez anos:

- Evite brincar nos espaços da rua sem estar acompanhado por um adulto, principalmente entre veículos e nas entradas e saídas de garagens;

- Um adulto deve acompanhar a criança à escola. É muito importante que sejam dadas explicações sobre um possível caminho de segurança. Assim, caso haja alguma emergência, a criança poderá preceder da melhor forma;

- Crianças nessa idade não devem caminhar sozinhas nas vias, já que ainda não possuem a devida noção de perigo. Elas pouco conseguem julgar a velocidade, a distância, bem como a direção e os sons dos veículos no trânsito.

Idosos:

Algo, que devemos ter sempre em nossas mentes, é a questão de que a fragilidade faz parte da vida do idoso, sendo extremante importante lembrarmos disso todos os dias, seja enquanto pedestres ou atrás do volante.

Consideração, respeito e sensibilidade [para com as pessoas da terceira idade] são ações básicas que devemos ter todos os dias e a todo instante, uma vez que todos, mais cedo ou mais tarde, também iremos precisar de cuidados especiais ao longo de nossas vidas, sobretudo quando estivermos também em idade mais avançada.

Por isso, lembre-se:

- No que se refere ao espaço do trânsito de pedestres, os idosos são classificados como pessoas frágeis e mais vulneráveis;

- Algumas capacidades ao passar dos anos diminuem, como a capacidade sensorial, a força muscular, o reflexo, o equilíbrio e até a capacidade intelectiva;

- Muitos idosos, em decorrência de doenças, acabam por perder a capacidade de transitar, tendo que ser amparados por aparelhos ou por terceiros.

Pessoas com deficiência:

Todas as ações e conquistas são extremamente importantes para as pessoas com deficiência, já que lidam diariamente com empecilhos, preconceitos e uma série de dificuldades, inclusive como usuários de via.

Para se ter uma ideia, convivem com a falta de plataformas de embarque e desembarque de ônibus, de rampas de acesso, de faixas exclusivas, de semáforos sonoros, citando apenas alguns exemplos.

Por isso, o condutor deve dar atenção especial e facilitar a passagem desses usuários.

No intuito de evitar um atropelamento, é importante que o condutor:

- Utilize o seu senso de previsão;

- Reduza a velocidade e redobre a atenção em caso de avisar a aproximação de um pedestre;

- Dê oportunidade preferencial de utilização das vias aos pedestres, crianças, idosos, pessoas com deficiência e mães com carrinho de bebê.