Municípios paranaenses recebem caminhões-pipa, de coleta seletiva e compactadores

Ao todo, 48 municípios foram contemplados nesta quarta-feira (Crédito: Geraldo Bubniak/AEN)

Ao todo, 48 municípios foram contemplados nesta quarta-feira (Crédito: Geraldo Bubniak/AEN)

Nesta quarta-feira (12), o governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou um conjunto de veículos de apoio a ações de sustentabilidade nos municípios.

Foram liberados 16 caminhões de coleta seletiva (tipo baú), 20 caminhões-pipa e 15 caminhões compactadores de lixo orgânico para 48 municípios do Paraná. O investimento total do Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, é de R$ 11,2 milhões.

"Os caminhões de coleta seletiva vão ajudar na política de reciclagem, os compactadores melhorarão a logística dos aterros sanitários e os caminhões-pipa vão auxiliar no combate aos incêndios e na desinfecção de hospitais e locais movimentados, o que amplia o combate ao novo coronavírus, além de levar água para comunidades rurais", afirmou Ratinho Junior.

A entrega é resultado de um investimento que contou com emendas parlamentares. Já está em licitação um novo lote com 50 novos caminhões. "

Caminhões

Os caminhões-pipa têm múltiplas utilidades e vão ajudar no abastecimento de água, no combate a incêndios, na higienização de calçadas e ruas, e nas estradas rurais.

Os caminhões de coleta seletiva são fundamentais para o recolhimento dos materiais recicláveis e a geração de renda para as cooperativas que trabalham com esses materiais. E os compactadores vão modernizar a frota de municípios que contam com caminhões muito antigos.

Essa é a segunda entrega de caminhões-pipa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo. No primeiro semestre deste ano foram entregues outros 20, com investimento de R$ 4,1 milhões.

Municípios beneficiados com os novos caminhões:

- Caminhões de coleta seletiva: Porecatu, Marechal Cândido Rondon, Jardim Alegre, Douradina, Ivaiporã, Inajá, Terra Boa, Teixeira Soares, Leópolis, Umuarama, Palmas, Vitorino, Jaguariaíva, Porto Amazonas, Clevelândia e Nova Fátima.

- Caminhões-pipa: São João do Caiuá, Rosário do Ivaí, Porecatu, Diamante do Sul, Primeiro de Maio, Santa Fé, Iguaraçu, Mandaguaçu, Doutor Camargo, Mandaguari, Novo Itacolomi, Salto do Lontra, Imbaú, Corumbataí do Sul, Quinta do Sol, Tapira, Luiziana, Brasilândia do Sul, Andirá e Alto Piquiri.

- Caminhões compactadores: Reserva, Paranapoema, Palmital, Quinto Centenário, Juranda, Florestópolis, Porecatu, Santa Fé, Salto do Itararé, Ivaté, Jussara, Colorado, Reserva do Iguaçu, Nova Olímpia e Altônia.