Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Coronel Vivida

Curso é ofertado a gestantes e acompanhantes em Coronel Vivida


Créditos: Portal Vividense e Secretaria Municipal de Saúde

Nas últimas quarta (30) e quinta-feira (31), gestantes de primeira viagem [e também àquelas que já passaram anteriormente por essa experiência] puderam cessar as suas dúvidas sobre esse período mágico.

Elas participaram, junto com os seus acompanhantes, do curso para gestantes, ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde, no Centro Cultural Professor Benedito Rakowski, em Coronel Vivida.

Para isso, uma equipe multiprofissional [composta por psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudióloga, pediatra e obstetra] conversou sobre vários assuntos, referentes às últimas semanas de gestação, bem como os primeiros dias de vida do bebê.

Essa foi a primeira edição do curso após à pandemia. "Ficamos muito felizes com a equipe envolvida nessa causa da conscientização e prevenção de agravos em gestantes e recém-nascidos", diz a enfermeira obstetra, coordenadora da Equipe de Apoio Multiprofissional do Município e também responsável pelo curso, Aline Cavalheiro.

Ela afirma que foi uma experiência bem diferente dos outros anos. "Por ser um período de pós-pandemia, mas ainda na incidência da doença, tivemos baixa adesão nesse primeiro curso, com a participação de seis gestantes. E compreendemos isso, pois é um momento em que elas ainda mantêm esse cuidado, visto que continuam sendo uma população em risco. Mas, aos pouquinhos, vamos retomando isso, tendo mais adesão nos outros cursos".

Temas

Como foram vários temas abordados, o curso foi dividido em duas noites. Na primeira, com foco na parte do pré-parto e do parto em si. Na segunda, com foco no puerpério e o cuidado com o recém-nascido.

Conforme Adriana Serpa, que está na 31ª semana de gestação e participou do curso, as informações repassadas foram bastante valiosas.

Ela, que é moradora do bairro Frizon e faz o pré-natal na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Madalozzo, conta que, embora esteja passando pela segunda gestação [ela tem uma filha de 14 anos], todos os temas apresentados foram importantes, "pois tudo o que passei na primeira gestação está sendo totalmente diferente do que estou passando nesta segunda", destaca, convidando as futuras mamães para participarem dos próximos cursos.

Aline acrescenta que, em ambas as noites, "obtivemos muito êxito nas conversas com as nossas gestantes, cessando muitas dúvidas. Então foi um evento de muito sucesso e interação, das gestantes e dos seus parceiros, que estavam presentes, com os profissionais".

Ela finaliza que a intenção é oferecer mais um curso nos próximos meses. "Provavelmente será no final de maio. Desde já, convidamos a todas que participem".


Portal Vividense

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!