Neste domingo (10), Daniel Cardoso completaria mais um ano de vida. Devido a um acidente automobilístico, o vividense faleceu em 2020.
Assim, em homenagem ao seu afilhado, o também vividense José da Silva (Coronel Zé) lança hoje a música "Eterno Daniel".
De acordo com o cantor e compositor [que, além de tentar a música em Curitiba, trabalha em uma distribuidora de bebidas e alimentos na capital], eles se conheceram quando crianças.
Coronel Zé nasceu em 29 de maio de 1979, na comunidade de Alto Jacutinga, interior de Coronel Vivida.
Como seus pais se separaram quando ainda era pequeno, José e seus quatro irmãos foram viver com a família Cardoso. Foi aí que conheceu Daniel.
Ele conta que morou com essa família até seus 20 anos. A partir daí, ele se mudou de Coronel Vivida e trabalhou em vários outros municípios, no Paraná e em Santa Catarina.
Simples, trabalhador e humilde, José tem alma artística e dom criativo para música. Tanto que é autodidata. Começou a aprender aos 16 anos, e nunca fez aulas de canto e violão.
Ele compõe há mais de 20 anos e já tem um total de 15 canções inéditas; tendo como principais referências artísticas Zezé Di Camargo & Luciano, Leandro & Leonardo, e Chitãozinho e Xororó.
Homenageado
Daniel, o homenageado da música lançada hoje, era seu sobrinho de coração, amigo, afilhado e parceiro de música. Coronel Zé conta que as apresentações dele não eram nada profissionais, mas os dois divertiam toda a família e amigos.
"Fiz essa música a pedido da irmã dele, Luciane. Graças a Deus estou conseguindo realizar esse pedido, que fiz com muito carinho", declara o cantor, acrescentando que no dia 18 de janeiro completará um ano do falecimento de Daniel.
José tem orgulho da família, que o adotou. "Criaram-me muito bem e tenho orgulho muito grande deles. Fui adotado por João Maria Cardoso dos Santos [em memória] e Graciulina Eleutério dos Santos [que completou em dezembro 90 anos]".
Outras canções
Essa é a primeira canção de Coronel Zé a ser lançada. Já está disponível, por meio do canal do Youtube "Coronel Zé". Também, às 15h, haverá uma corrente de oração, entre todos os amigos e familiares, por meio da página no Facebook, com o mesmo nome.
A ideia, segundo o cantor, é que mais duas músicas sejam lançadas em 2021. "A meta é lançarmos no mínimo duas canções por ano", diz, informando que seus produtores são a Coplay (videoclipe e marketing musical) e Inoveplay (produção musical).
Confira, abaixo, o clipe e a letra da homenagem a Daniel Cardoso:
ETERNO DANIEL - Coronel Zé (José da Silva)
Quando o sol se foi
Deixando de brilhar
A noite logo veio
Escureceu pra sempre
A luz do seu olhar
Amigos que choraram
Dizendo vai com Deus
Pois o destino quis
Parar os sonhos seus
Seu coração não bate mais
Seus olhos já não podem ver
Sei que está junto de Deus
Jamais iremos esquecer
Hoje é seu aniversário
Queria relembrar
Que aí no céu com os anjos
Também irá comemorar
Guardamos na memória
Cada momento seu
Partiu e foi embora
E foi morar com Deus
Mais uma estrela brilha
Lá nas alturas do céu
Vivo pra quem te ama
Saudoso Daniel
Vivo pra quem te ama
Saudoso Daniel
Hoje é seu aniversário
Queria relembrar
Que aí no céu com os anjos
Também irá comemorar
Guardamos na memória
Cada momento seu
Partiu e foi embora
E foi morar com Deus
Redação/Portal Vividense