Buscando destacar a cultura do campo, ocorreu, neste domingo (10), o 1º Festival da Agricultura Familiar, no sítio da família Nunes, em Abundância, interior de Coronel Vivida.
Promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Coronel Vivida e de Honório Serpa (Sintraf), em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-PR), o evento reuniu 140 pessoas dos dois municípios e região, para saborear um delicioso almoço; e apreciar o Festival de Música e o Concurso de Culinária.
Para o coordenador da Fetraf, Elizandro Krajczyk, é uma alegria acompanhar a diversidade cultural existente dentro da agricultura familiar. "Em nome da Fetraf, agradeço a disposição e o comprometimento que o Sintraf tem para realizar atividades que consideramos fundamentais".
Além de Krajczyk, o evento contou com outras autoridades, como o presidente do Sintraf, Dacio Haubert; o presidente da Cresol União, Ivan Duarte; a vereadora Tássia Castelli; a presidente da Associação das Mulheres Agricultoras Feirantes, Serema da Silveira; e o secretário de Agricultura, Assioli Santos.
Haubert diz que "essa 1ª edição foi um sucesso. Tivemos 13 inscrições para o Festival de Música; e quatro inscrições para o Concurso de Culinária. Também foi uma oportunidade para que os associados de Coronel Vivida e Honório Serpa trocassem experiências, além do público em geral que veio prestigiar esse grande evento", declarou, agradecendo a todos e revelando que no próximo ano haverá a 2ª edição.
Para Adriano Nunes de Oliveira e a sua família, foi uma satisfação receber o festival em sua propriedade. Eles aproveitaram para parabenizar a todos os envolvidos, colocando-se à disposição para outros eventos.
O 1º colocado de cada categoria representará o Sintraf no 2º Festival Estadual da Agricultura Familiar, em 6 de dezembro, em Rebouças/PR.
GANHADORES:
MÚSICA:
1º lugar: Vitor Pedroso
2º: Caroline Carniel
3º: Lauanda Pagotto
CULINÁRIA:
PRATOS DOCES:
1º: Ivone Krumm
2º: Loreci Foppa
3º: Katiane
PRATO SALGADO:
1º: Eliane N. Borges
Portal Vividense, com informações de Eder Borba