As polícias Civil e Militar e o Departamento Penitenciário (Depen) constataram uma fuga de 12 presos, na manhã desta terça-feira (10), da Cadeia Pública de Pato Branco.
Os detentos cavaram um túnel com acesso à unidade de saúde, mas a Polícia Militar percebeu a fuga pelas câmeras de monitoramento, por volta das 6h40. Além disso, uma pessoa comunicou os policiais que os presos estavam saindo por um túnel.
Militão, que é o chefe da cadeia pública de Pato Branco, informou que perceberam a fuga quando o primeiro detento saiu do túnel.
Teriam fugido 12, mas ainda será feita a contagem, após o fechamento do túnel, que não é o mesmo da fuga ocorrida em agosto. Segundo Militão, havia 94 presos na ala e que poderiam ter fugido.
O capitão Guido Benjamin dos Santos Filho, comandante da 1ª Companhia do 3º BPM, disse que, pelas imagens das câmeras de segurança, foram vistos nove presos saindo do túnel, mas teriam fugido 12.
Ele relatou que seis equipes policiais iniciaram as buscas imediatamente e quatro dos foragidos foram recapturados ainda no centro da cidade.
"Observamos a fuga pelas câmeras do sistema de monitoramento. Em seguida, uma pessoa ligou informando que os presos estavam saindo pelo túnel. Fomos ao local para evitar a fuga de mais detentos. Outra preocupação foi evitar que pessoas que estavam nas imediações fossem feitas reféns pelos presos", destacou.
Benjamin informou que os presos estão sujos de barro, mas alguns levaram roupas para se trocar. Com isso, a população deve tomar cuidado e, se souber o paradeiro dos foragidos, comunicar a Polícia Militar pelo telefone 190 ou Civil pelo telefone 197.
Adenir Brocco/Diário do Sudoeste