Excepcionalmente neste ano, devido à pandemia de Covid-19, o processo seletivo para ingresso no Instituto Federal do Paraná (IFPR) não terá provas presenciais.
Para os cursos de Nível Médio (técnicos integrados e técnicos subsequentes ao Ensino Médio), será realizado sorteio público. Já para os cursos superiores, será utilizado o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos 2018, 2019 e 2020.
A decisão foi tomada na terça-feira (3) pelo Colégio de Dirigentes (Codir) do IFPR.
De acordo com Amarildo Pinheiro Magalhães, pró-reitor de Ensino, a opção pelo sorteio público para o preenchimento das vagas dos cursos técnicos é, neste momento, a opção mais segura e democrática que poderia ser tomada, tendo em vista que a maioria dos candidatos é adolescente e seria arriscado fazer com que se deslocassem e se reunissem nos locais de prova, ainda que fossem tomados todos os cuidados que a situação exige.
"Além disso, o sorteio público coloca em nível de igualdade todos aqueles que buscam uma vaga nos cursos técnicos do Instituto Federal do Paraná", afirma.
Segundo o pró-reitor, a política de reserva de vagas (cotas) do IFPR será mantida – em nossos processos seletivos, são reservadas 80% das vagas para inclusão social, sendo as 20% restantes destinadas à ampla concorrência.
Outras informações sobre o Processo Seletivo IFPR 2020/2021 — como, por exemplo, o edital do certame com o cronograma e o quantitativo de vagas por campi e por curso — serão divulgadas em breve.
Assessoria/IFPR