O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Coronel Vivida informa que já está autorizado a realizar a prova de vida para pessoas idosas ou com dificuldade de locomoção.
Para beneficiários com dificuldades de locomoção ou idosos acima de 80 anos, sem prejuízo das hipóteses previstas (comparecimento junto à instituição bancária), a comprovação de vida poderá ser realizada mediante o comparecimento de representante do INSS à residência ou local informado no requerimento, seja na área rural ou urbana.
Nos casos de beneficiários com dificuldades de locomoção, o requerimento para realização de comprovação de vida [mediante comparecimento de representante do INSS] poderá ser realizado por terceiros e deverá ser instruído com a comprovação da dificuldade de locomoção, mediante atestado médico ou declaração emitida pelo profissional médico competente.
O serviço disposto poderá ser requerido pela Central 135, pelo Meu INSS ou outros canais a serem disponibilizados pelo INSS.
O requerimento de realização de comprovação de vida por meio de pesquisa externa em relação a beneficiários com dificuldade de locomoção deverá observar o seguinte:
I - nos casos de requerimento realizado por meio do Meu INSS, deverá ser anexada a comprovação documental da dificuldade de locomoção;
II - nos casos de requerimento realizado pelos outros canais remotos, deverá ser realizado agendamento para apresentação da documentação comprobatória.
Para os demais beneficiários [ou aqueles que possuem procurador, tutor, curador, representante legal cadastrado no benefício] permanece a necessidade de realização junto à instituição bancária.
Caso o beneficiário encontre alguma dificuldade para realizar o requerimento ou necessite de mais informações, poderá entrar em contato com a Central de Atendimento do INSS – 135.
Assessoria/INSS