Devido à revitalização dos dois principais acessos ao município de Coronel Vivida, na avenida Generoso Marques e na rua Romário Martins, por meio do programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana, houve a necessidade de remover as árvores que não se encaixavam aos padrões nacionais de acessibilidade.
Entretanto, nesta semana as árvores começaram a ser replantadas, aumentando inclusive a sua quantidade.
De acordo com o Município, as mudas estão sendo plantadas em locais corretos, e as espécies foram escolhidas para atender às necessidades de sombra, evitando que o enraizamento prejudique a infraestrutura.
Além das próprias árvores, o programa consiste na substituição das calçadas, acrescentando elementos de acessibilidade e iluminação.
Na avenida Generoso Marques, a revitalização inicia no trevo do bairro São Cristóvão até a rotatória da rua Luiz Ferri, totalizando 2.000 metros de melhorias. Na rua Romário Martins, a aplicação da obra se dá do trevo da BR-373 até o cruzamento com a Generoso Marques, somando 1.200 metros.
As intervenções na arborização atual ocorreram, pois impediam, em muitos pontos, a adaptação dos itens de acessibilidade. Ainda, o enraizamento de muitas das árvores causou danos às calçadas e dificultavam a mobilidade.
A maioria das árvores removidas é da espécie Aroeira-brava (Lithraea molleoides), pois, segundo especialistas em alergias provocadas por plantas, podem causar dermatite alérgica grave, apenas por aproximação da planta.
A substituição da arborização teve o aval técnico necessário que justifica a sua retirada. No lugar da Aroeira-brava estão sendo plantadas árvores da espécie Canelinha, além de Palmeira.
Redação com assessoria