Com o objetivo de promover uma reflexão no Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado neste domingo (9), o Instituto Federal do Paraná (IFPR) de Coronel Vivida — por meio do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) — realiza amanhã um cine debate com o tema: "Indígenas e as tecnologias".
Na ocasião serão apresentados dos curtas-metragens. O primeiro, produzido pelo indígena Xavante Cristian Wariu, que cursa Comunicação na Universidade de Brasília (UNB) e é youtuber do canal "Wariu" há alguns anos. Sua Aldeia Xavante fica no Mato Grosso.
O segundo vídeo foi produzido pelo Centro de Estudos de Comunicação Digital e Produção Partilhada (Cedipp) da Universidade de São Paulo (USP), apresentando o líder indígena Davi Guarani, da Aldeia Guarani do Parque Estadual do Jaraguá, no estado de São Paulo. Neste vídeo, Davi falou para participantes do curso Lugar das Performances - Diversitas da USP, em agosto de 2019, com registro de Thomaz Pedro.
Além disso, o cine debate contará com a participação especial do vice-cacique, Claudecir Viri, da Terra Indígena Kaingang de Palmas (PR), com registros de Marielli Machado e da professora de Artes da Escola Segsó Tánh Sá, Aldicéia Palhano.
Segundo os organizadores, o evento será gratuito e com início às 19h30 deste domingo. É destinado aos estudantes da instituição e demais interessados. Ele ocorrerá pela plataforma Meet e mediado pelas professoras Katyuscia Sosnowski (IFPR/Coronel Vivida) e Magda Vicini (IFPR/Palmas).
Para ter acesso ao cine debate, basta acessar o link: https://meet.google.com/nae-grng-iyk.
Redação