IFPR DE CORONEL VIVIDA INICIA ANO LETIVO COM MUITAS NOVIDADES

Fotos: Paulo Guymarães / Katyuscia Sosnowski

Fotos: Paulo Guymarães / Katyuscia Sosnowski

Na última segunda-feira (05), iniciaram-se as aulas no Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Avançado de Coronel Vivida. Os estudantes dos dois cursos técnicos integrados ao Ensino Médio – Técnico em Cooperativismo e em Administração – participaram de várias atividades para marcar o retorno. De acordo com o diretor geral Paulo Fortes Junior, 2024 marca um ano de grandes realizações para a instituição.

"Estamos iniciando a organização de uma série de projetos e providenciando investimentos para melhorar nossa estrutura e otimizar o processo de ensino e aprendizagem. Sem dúvidas, são inovações que deixarão nosso IFPR com ainda mais destaque na região".

A seguir, ele detalha o que a comunidade pode esperar da instituição para o ano que se inicia:

TURMAS COMPLETAS:

As duas turmas de 1º ano dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio estão praticamente completas. No decorrer das próximas semanas serão realizadas novas chamadas para ter todas as vagas preenchidas. Apesar de tantos desafios enfrentados na educação nos últimos anos, o IFPR sempre conseguiu atender toda a demanda. "Estamos muito otimistas em proporcionar aos alunos do Ensino Médio mais um ano repleto de muita aprendizagem, participação em projetos de ensino, inovação, pesquisa e extensão e eventos acadêmicos. Entendemos que o processo de aprendizagem se dá na sala de aula e nas diversas atividades que realizamos em outros ambientes e que também contribuem para formar de maneira polivalente o intelecto de nossos estudantes".

INÍCIO DO CURSO SUPERIOR:

Uma outra novidade para este ano é o início da primeira turma de curso superior do campus. Trata-se do tecnólogo em Gestão Financeira, "que teve uma excelente procura por parte da comunidade, mesmo sendo apenas nosso primeiro ano. O curso superior terá início no dia 19 de fevereiro, com uma aula inaugural que marcará o início das atividades. Já começaremos com uma excelente estrutura, com professores mestres e doutores, com larga experiência no ensino superior. Gostaria de parabenizar toda a equipe que esteve, nos últimos anos, à frente desse projeto que agora tornou-se realidade. Estamos muito orgulhosos por podermos oferecer para a comunidade de Coronel Vivida e região mais um curso de graduação, gratuito e com a qualidade do sistema de ensino da rede federal".

INÍCIO DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU:

A pós-graduação em Linguagens Híbridas estará disponível já neste primeiro semestre, ampliando significativamente as oportunidades de aprendizado para profissionais que já concluíram a graduação e desejam expandir seus horizontes. "Desenvolvemos um programa abrangente, que será valioso para uma variedade de profissionais em diferentes áreas. A flexibilidade é uma característica fundamental do curso, uma vez que a maior parte das atividades de ensino e pesquisa poderá ser realizada remotamente. Isso proporciona uma organização mais eficiente para os participantes, permitindo conciliar os estudos com outras responsabilidades profissionais e pessoais".

PROJETO MULHERES 1000:

Em março, duas novas turmas do programa Mulheres 1000 serão lançadas com o propósito de oferecer suporte a mulheres em situação de vulnerabilidade. "Uma das turmas será realizada em Coronel, enquanto a outra acontecerá em Enéas Marques. O objetivo é proporcionar oportunidades de capacitação e empoderamento para essas mulheres, visando promover sua independência e inclusão na sociedade".

POSSÍVEL TRANSFORMAÇÃO EM CAMPUS:

O IFPR de Coronel Vivida estáavançando significativamente na definição da possível transformação em campus independente. "Um relatório completo foi submetido ao Ministério da Educação (MEC), e uma comissão especializada está encarregada da avaliação, com um prazo de 120 dias (contados a partir de 3 de janeiro) para emitir uma decisão. Esperamos ansiosamente que, até o início de abril, tenhamos uma definição concreta sobre esse importante passo para nossa instituição. Agradecemos a todos os envolvidos nesse processo e esperamos que essa transformação traga benefícios significativos para nossa comunidade acadêmica e para a região como um todo".