PARANÁ ENTRA NA ROTA DOS CRUZEIROS INTERNACIONAIS COM EMBARQUE DOS PRIMEIROS TURISTAS

Alessandro Vieira/CC

Alessandro Vieira/CC

O Litoral do Paran√° se tornou oficialmente um destino dos cruzeiros internacionais. Nesta sexta-feira (1), a operadora MSC Cruzeiros inaugurou sua rota no Estado com a primeira parada do navio MSC Lirica no Porto de Paranagu√°. Serão 15 escalas na temporada 2023/24, com os embarques e desembarques ocorrendo semanalmente no Porto de Paranagu√° até o dia 8 de março de 2024.

Vários turistas, muitos deles internacionais, desembarcaram em Paranaguá, e outros 299 passageiros embarcaram para o seu cruzeiro no porto. Vindo da Europa, o navio já passou por outros portos da costa brasileira antes de chegar em Paranaguá. Ele segue para Itajaí, em Santa Catarina; Punta del Este, no Uruguai; e Buenos Aires, na Argentina; retornando na sequência a Paranaguá.

Além das escalas com o MSC Lirica, a MSC Cruzeiros também programou uma parada do navio MSC Musica no dia 23 de dezembro. Além desses, existe a previsão de atracação de outras tr√™s companhias de cruzeiros que fazem travessias transatl√Ęnticas com navios de menor porte.

ORGANIZAÇÃO – O Porto de Paranagu√° se organizou para o roteiro dos cruzeiros internacionais com o objetivo de fomentar o turismo do Litoral. Para isso, foram realizados v√°rios testes com navios de menor porte durante a pandemia. Após os bons resultados, o porto iniciou então um teste com um navio de grande porte, com o MSC Armonia aportando em novembro de 2022, o que permitiu implementar o sistema de maneira permanente em Paranagu√°.

O processo envolveu um trabalho de integração entre a Portos do Paran√°, o Governo do Estado e a Prefeitura de Paranagu√° para estruturar a recepção dos turistas e tripulantes, garantindo a segurança e a melhor experi√™ncia para todos os envolvidos.

O embarque e desembarque no navio são feitos de forma remota, ou seja, um ônibus cruzar√° a √°rea portu√°ria até o complexo tur√≠stico. Esse modelo j√° é aplicado nas cidades de Balne√°rio Cambori√ļ, Ilhabela e Itaja√≠ e pensa na segurança dos turistas e tripulantes.