DIA MUNDIAL DO ACORDEON SERÁ COMEMORADO SIMULTANEAMENTE EM MAIS DE 30 CIDADES

Pato Branco terá programação o dia todo, encerrada com show de Renato Borghetti; todas as atividades serão gratuitas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em 6 de maio comemora-se o Dia Mundial do Acordeon, data de registro da patente desse instrumento que representa tão bem – e de formas tão diferentes – a cultura de várias regiões do Brasil e do mundo.

Se pensarmos no Brasil, por exemplo, sem o acordeon a música nativista gaúcha não seria como ela é, assim como não existiria o forró nordestino como o conhecemos, nem o pé de serra. A tarantella, na Itália, não seria a mesma. Nem a milonga, o chamamé e o tango, aqui na América do Sul. Nem a polca austro-húngara, nem a valsa alemã, nem o fado português, nada disso seria tão bom quanto é se não existisse o acordeon.

Tão justo quando um dia mundial só dele é uma comemoração à sua altura, em todos os lugares, com todos tocando suas músicas.

Esse foi o pensamento do acordeonista Diego Guerro e do produtor Jhonni Almeida, quando idealizaram uma festa que ocorresse de forma simultânea em vários locais diferentes, a fim de disseminar a cultura do acordeon.

Assim nasceu o Dia Mundial do Acordeon 2023, um evento que vai reunir mais de 30 cidades e muitas atividades gratuitas, todas realizadas em locais públicos, e que tem como um dos principais parceiros o projeto Fábrica de Gaiteiros. Vai ter shows, exposições, workshops, rodas de conversa, discotecagem em vinil, entre tantas outras atividades.

De acordo com Guerro, o Dia do Acordeon já era comemorado há muito tempo, mas cada local pensava na sua comemoração de forma isolada. "A ideia foi unir todo mundo em torno do mesmo propósito, já que o acordeon é um instrumento universal e que representa a pluralidade, em especial, da cultura brasileira", diz.

Em Pato Branco, por exemplo, estão programados uma mateada, workshop sobre acordeon, exposição de instrumentos e, para encerrar, show com a Sanfônica e com Renato Borghetti. Tudo na Praça Presidente Vargas, local de passagem da população, para que todo mundo aproveite o evento.

Assim também vai ocorrer em Lages, Francisco Beltrão, Rio de Janeiro, Americana, Guarapuava, Passo Fundo e tantas outras cidades brasileiras, incluindo também Entre Rios, na Argentina.

Para saber mais sobre a programação, acompanhe a página do evento do Instagram: @diamundialdoacordeon. Diariamente estão sendo postadas as cidades confirmadas, ações, locais e horários de atividades.

"Com certeza será um grande evento. Nossa ideia é que esse seja apenas o piloto de muitos, para que a celebração pela importância do acordeon na nossa cultura musical entre para o calendário oficial", finaliza Guerro.

Serviço

Dia Mundial do Acordeon
6 de maio - sábado

Programação para Pato Branco
Local: Praça Presidente Vargas

9h - Mateada
10h - Oficina Ritmos do Sul
11h - Oficina História do Acordeon
14h - Discotecagem em Vinil
16h - Apresentação da Orquestra Sanfônica
17h30 - Show com Renato Borghetti
Exposição de instrumentos o dia todo