DIA MUNDIAL DO ACORDEON SERÁ COMEMORADO SIMULTANEAMENTE EM MAIS DE 30 CIDADES

Pato Branco ter√° programação o dia todo, encerrada com show de Renato Borghetti; todas as atividades serão gratuitas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em 6 de maio comemora-se o Dia Mundial do Acordeon, data de registro da patente desse instrumento que representa tão bem – e de formas tão diferentes – a cultura de v√°rias regiões do Brasil e do mundo.

Se pensarmos no Brasil, por exemplo, sem o acordeon a música nativista gaúcha não seria como ela é, assim como não existiria o forró nordestino como o conhecemos, nem o pé de serra. A tarantella, na It√°lia, não seria a mesma. Nem a milonga, o chamamé e o tango, aqui na América do Sul. Nem a polca austro-húngara, nem a valsa alemã, nem o fado portugu√™s, nada disso seria tão bom quanto é se não existisse o acordeon.

Tão justo quando um dia mundial só dele é uma comemoração à sua altura, em todos os lugares, com todos tocando suas músicas.

Esse foi o pensamento do acordeonista Diego Guerro e do produtor Jhonni Almeida, quando idealizaram uma festa que ocorresse de forma simult√Ęnea em v√°rios locais diferentes, a fim de disseminar a cultura do acordeon.

Assim nasceu o Dia Mundial do Acordeon 2023, um evento que vai reunir mais de 30 cidades e muitas atividades gratuitas, todas realizadas em locais públicos, e que tem como um dos principais parceiros o projeto F√°brica de Gaiteiros. Vai ter shows, exposições, workshops, rodas de conversa, discotecagem em vinil, entre tantas outras atividades.

De acordo com Guerro, o Dia do Acordeon j√° era comemorado h√° muito tempo, mas cada local pensava na sua comemoração de forma isolada. "A ideia foi unir todo mundo em torno do mesmo propósito, j√° que o acordeon é um instrumento universal e que representa a pluralidade, em especial, da cultura brasileira", diz.

Em Pato Branco, por exemplo, estão programados uma mateada, workshop sobre acordeon, exposição de instrumentos e, para encerrar, show com a Sanfônica e com Renato Borghetti. Tudo na Praça Presidente Vargas, local de passagem da população, para que todo mundo aproveite o evento.

Assim também vai ocorrer em Lages, Francisco Beltrão, Rio de Janeiro, Americana, Guarapuava, Passo Fundo e tantas outras cidades brasileiras, incluindo também Entre Rios, na Argentina.

Para saber mais sobre a programação, acompanhe a p√°gina do evento do Instagram: @diamundialdoacordeon. Diariamente estão sendo postadas as cidades confirmadas, ações, locais e hor√°rios de atividades.

"Com certeza ser√° um grande evento. Nossa ideia é que esse seja apenas o piloto de muitos, para que a celebração pela import√Ęncia do acordeon na nossa cultura musical entre para o calend√°rio oficial", finaliza Guerro.

Serviço

Dia Mundial do Acordeon
6 de maio - s√°bado

Programação para Pato Branco
Local: Praça Presidente Vargas

9h - Mateada
10h - Oficina Ritmos do Sul
11h - Oficina História do Acordeon
14h - Discotecagem em Vinil
16h - Apresentação da Orquestra Sanfônica
17h30 - Show com Renato Borghetti
Exposição de instrumentos o dia todo