APLICATIVO MENOR PREÇO, DO NOTA PARANÁ, AJUDA A ECONOMIZAR NA SEMANA DO CONSUMIDOR

 Geraldo Bubniak/AEN

Geraldo Bubniak/AEN

O aplicativo Menor Preço Nota Paraná, do Governo do Estado, é uma eficiente ferramenta para ajudar o cidadão a economizar durante a Semana do Consumidor, período em que o comércio, tanto o físico como o online, fazem muitas promoções para aumentar as vendas. Com o Menor Preço, o cidadão pode pesquisar os valores dos produtos em diferentes estabelecimentos, encontrar as melhores ofertas e economizar.

Solução desenvolvida pela Celepar, em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda, o aplicativo tem informações sobre preços atualizadas em tempo real, toda vez que um varejista emite uma nota fiscal.

O cidadão pode consultar os valores em um raio de até 20 quilômetros, por meio do código de barras do item ou usando o nome do produto. Após selecionar o estabelecimento desejado, o aplicativo ainda disponibiliza um mapa com o caminho mais curto até o local.

O Menor Preço Nota Paraná está disponível para smartphones Android e também para iOS. Outra opção é utilizar o site menorpreco.notaparana.pr.gov.br para pesquisar os produtos de interesse.

SEMANA DO CONSUMIDOR – A iniciativa foi criada em 1962, nos Estados Unidos, como forma de celebrar os direitos dos consumidores e promover a conscientização sobre a importância de protegê-los contra práticas comerciais injustas. Desde então, a data se tornou popular em muitos países, incluindo o Brasil, onde é comemorada na segunda semana de março, oportunidade em que, tradicionalmente, os estabelecimentos oferecem descontos em diversos produtos e serviços.

Embora seja uma oportunidade para aproveitar descontos, é fundamental ter cuidado com golpes e fraudes, especialmente durante períodos de promoções intensas, o que evidencia ainda mais a importância em utilizar o Menor Preço como aliado, pois os preços proveem de notas fiscais emitidas por empresas, o que traz confiabilidade e segurança ao consumidor.