ABERTA A CÁPSULA DO TEMPO DA IGREJA MATRIZ DE CORONEL VIVIDA

Crédito: Pe. Judinei Vanzeto / Paróquia São Roque

Crédito: Pe. Judinei Vanzeto / Paróquia São Roque

A Igreja Matriz da Paróquia São Roque de Coronel Vivida (PR), desde 03 de maio de 2021, passa por uma reforma estrutural e litúrgica. No início das obras, alguns membros da comunidade alertaram sobre a existência de uma cápsula do tempo escondida em algum lugar da igreja. A partir desse alerta, foi procurado pelo escondido, mas passado quase dois anos de reforma nada tinha sido encontrado.

Na manhã do dia 16 de fevereiro de 2023, quando os pedreiros começaram a quebrar a última parede para a revitalização da capela do santíssimo, encontraram uma caixa em alvenaria; e, ao abri-la, se depararam com uma cápsula do tempo, datada de 06 de janeiro de 1965. Assim sendo, correu pela cidade e região a notícia, despertando a curiosidade da comunidade.

Na missa das 8h30, do dia 26 de fevereiro de 2023, no Centro Comunitário da Matriz, presidida pelo pároco padre Judinei Vanzeto, após a bênção final da celebração, os membros do Conselho Econômico Administrativo abriram a cápsula perante a comunidade e a impressa local e regional.

No seu interior foram encontradas diversas folhas datilografadas contendo: a Ata da bênção da Pedra Fundamental, uma lista de nomes de pessoas e suas assinaturas. Infelizmente, devido à própria deterioração do tempo, as folhas estavam bastante danificadas e pouco foi possível de ler. Também foi encontrado um maço de dinheiro na moeda da época, quase que totalmente decomposto pela umidade.

Na primeira página foi possível de ler o seguinte trecho:

"Ata da bênção da Pedra Fundamental da nova igreja matriz de Coronel Vivida. Saibam todos quantos esta virem, que no ano de 1965, da era cristã, em seis dias de janeiro, às 10 horas da manhã, quarta-feira, num dia radioso de sol e entusiasmo, com a população vividense compartilhando o ato alegre, procedeu-se a bênção da Pedra Fundamental da nova Igreja matriz, por sua Excia. Dom Carlos Eduardo Saboia Bandeira de Mello, nosso bispo diocesano, residente em Palmas.

Acabando de voltar do Concílio Ecumênico, Vaticano II, sua Excia. proferiu a bênção apostólica a todos os paroquianos, dada por esta bênção do Papa Paulo VI, eleito oficialmente em 1963..." (As demais partes dos papéis carecem de uma cuidadosa montagem para conseguir ler o que se encontra escrito).

De acordo com o padre Judinei Vanzeto, "os documentos encontrados fazem parte da memória histórica da comunidade paroquial e merecem ação de graças por tantas pessoas que no passado colaboraram para a construção da nova igreja matriz, que agora, após 58 anos, passa por uma reforma. Agradecemos o passado, fixemos o olhar no presente ao cuidado da Casa do Senhor e também podemos vislumbrar o futuro do que vamos deixar para os novos membros desta comunidade de fé".

Crédito: Pe. Judinei Vanzeto / Paróquia São Roque

Crédito: Pe. Judinei Vanzeto / Paróquia São Roque

Crédito: Pe. Judinei Vanzeto / Paróquia São Roque