Assim como tradicionalmente ocorre nos últimos anos, no dia 5 de março a Associação dos Pescadores Amadores de Sulina (Apas) realizará a limpeza do rio Iguaçu.
O grupo existe há 14 anos, realizando encontros relacionados ao hobby em si, com integrantes de Sulina, Coronel Vivida, Chopinzinho, Francisco Beltrão, Pato Branco, entre outros municípios do Sudoeste.
Já a limpeza é organizada tradicionalmente há 11 anos, devido à grande quantidade de sujeira encontrada naquela região.
De acordo com Selvino Lira (Cabo Lira), vice-presidente da Apas e organizador da ação, essa limpeza consiste em retirar o lixo tanto do leito, quanto das margens do rio Iguaçu, "no trecho compreendido entre Sulina e a Ilha Grande".
Ele informa que a saída será as 8h da manhã, da comunidade de Areião, na antiga balsa de acesso ao município de Rio Bonito do Iguaçu, seguindo até a Fazenda Bavaresco, onde o grupo irá tomar o café da manhã.
Também, de acordo com o Cabo Lira, na sequência os voluntários seguirão com a limpeza até por volta do meio-dia, quando voltarão à fazenda para o almoço. "Tanto o café da manhã, quanto o almoço, serão gratuitos", destaca, completando que os voluntários receberão ajuda de custo, com valor a ser definido.
"Convidamos o pessoal da região para colaborar com essa ação voluntária. No ano passado, por exemplo, tivemos 32 barcos para a coleta do lixo. A expectativa é ampliar a quantidade de barcos/voluntários, para que consigamos fazer a limpeza ainda maior".
Cabo Lira acrescenta que os interessados devem entrar em contato até o dia 3 de março, pelo telefone (46) 9 8403-6499, para agendar a quantidade de barcos e voluntários e, "assim, programarmos o café da manhã e o almoço.