MARIÓPOLIS PROMOVE FESTA DA UVA NO SUDOESTE

Evandro Fadel/SEAB

Evandro Fadel/SEAB

O apoio para que a fruticultura seja mais difundida e praticada no Paraná está entre os principais objetivos do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri). A participação do Estado em feiras que têm as frutas como estrelas é uma das formas de fortalecer e ampliar a cadeia.

Uma delas, a Festa da Uva de Mariópolis, no Sudoeste do Estado, que se estende até domingo (22), foi prestigiada pelo secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, que participou da abertura na noite desta sexta-feira (20), no Parque de Eventos Arnaldo Weiss.

"O Estado do Paraná é grande produtor de alimentos, tem um peso importante nas principais cadeias, mas ainda estamos devendo no setor de frutas, legumes, verduras e flores, mas principalmente em frutas", disse Ortigara. "Ainda buscamos muita fruta fora do Paraná, e muitas que poderíamos estar produzindo aqui".

Segundo ele, o Estado produz cerca de 50 mil toneladas de frutas. "Temos exemplos grandiosos no Brasil e, principalmente, na América do Sul, com Argentina e Chile. Mas nós também temos bom clima, por isso a gente pode crescer, e crescer muito", disse.

COOPERATIVA – Segundo o prefeito Mário Paulek, a produção de uva tem importância fundamental para o município. "Envolve agricultores familiares que têm nessa cultura uma fonte de renda não alternativa, mas que em muitos casos já é a principal na propriedade", disse.

A área de uva está em expansão e, segundo o Departamento de Agricultura do município, são cultivados 74 hectares entre frutas viníferas e de mesa. As variedades mais presentes são bordô e niágara branca e rosada, mas também há BRS, isis, núbia, vitória e vênus.

A Cooperativa Vinícola São Francisco de Sales (Coopersales) é a principal entidade que congrega vitivinicultores da região. São cerca de 50 produtores, que devem contribuir para que a produção de uva no município alcance 1,3 milhão de quilos na atual safra.

A cooperativa foi agraciada com recursos de dois editais do Coopera Paraná. No primeiro, de 2019, foram liberados cerca de R$ 396 mil, que possibilitaram a melhoria na qualidade da produção anual de 80 mil litros de vinho. No segundo, foram destinados quase R$ 404 mil para a ampliação da fábrica de sucos.