EM HONÓRIO SERPA, COMISSÃO QUE BUSCOU A CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO É HOMENAGEADA

Assessoria PMHS/Ricardo Cesar Oliveira

Assessoria PMHS/Ricardo Cesar Oliveira

Recentemente, a Administração Municipal de Honório Serpa realizou um evento em homenagem aos membros da chamada Comissão de Criação do município, que, no final da década de 80, teve a iniciativa de desmembrar o então distrito de Honório Serpa do município de Mangueirinha.

O grupo realizou inúmeras reuniões e viagens para buscar apoio, até que concretizou seus objetivos no ano de 1990. O prefeito, Luciano Dias, realizou a entrega de uma placa aos membros (ou seus representantes), como forma de eternizar o agradecimento pelos serviços prestados à comunidade honório serpense.

Dentre os 18 homenageados, está o ex-deputado estadual José Rogério de Carvalho; que, juntamente com o ex-deputado Nereu Carlos Massignan, foi autor do Projeto de Lei Nº 368 de 1989, para criação do município. A lei foi sancionada pelo então governador Álvaro Dias, em 8 de janeiro de 1990, pela Lei Ordinária Nº 9184, que especificava as divisas territoriais.

No evento, o professor, Jacir Bragas, relembrou alguns momentos dessa luta e se disse muito feliz por ter participado desse processo. "A criação deu muito trabalho, mas depois tivemos que fazer muitas outras coisas, como, por exemplo, a organização de pessoas que estariam aptas a votar; a realização de um plebiscito para emancipação político-administrativa, quando obtivemos 98,5% dos votos a favor, e aí nos preparamos para realizar a primeira eleição em 1992 para prefeito, vice e nove vereadores".

O vice-prefeito, João Carlos Garbin, representou o pai Hermes Garbin (em memória) e demonstrou o orgulho de hoje poder seguir os passos do pai na vida pública. "Todos esses guerreiros são merecedores dessa homenagem, pois foram eles que deram os passos iniciais para podermos comemorar agora, em 2022, os 30 anos do nosso amado município; e que bom poder estar aqui como vice-prefeito em um momento tão bonito que vive Honório Serpa".

O prefeito, Luciano Dias, que também representava o pai Francisco Dias (em memória), em nome da população fez um agradecimento aos homenageados pelos serviços que prestaram pelo município. "Esse momento poderia ter sido feito na comemoração dos 10 anos ou nos 20; e teríamos a oportunidade de termos mais membros recebendo esse reconhecimento. Infelizmente alguns não estão mais entre nós, mas seus familiares com certeza estão orgulhosos em saber que seus entes estão sendo lembrados pelos esforços em tornar o sonho em realidade, de transformar o distrito em município. E, por isso, hoje só temos que agradecer a todos eles pela iniciativa, pela seriedade e pelo exemplo de amor à nossa comunidade".

Os homenageados foram: Alfredo Tonol Paim (em memória), Antenor Maciel de Vargas, Antoninho Ribas, Antoninho Telpizov, Arlindo Schweig, Augustinho Rogério Albino, Francisco Amilton Dias (em memória), Guilherme Pilar, Hermes Garbin (em memória), Izidoro Dalchiavon (em memória), Jacir Bragas, José Rogério Carvalho, João A. F. Fornari (em memória), Miguel de Aguiar (em memória), Padre Rogério de Ridder (em memória), Otalivio Vieira Ferreira, Salito João Fiorentin (em memória) e Vilson Estevão Boldori.