PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE A SÍFILIS EM CORONEL VIVIDA

Crédito: Assessoria/PMCV

Crédito: Assessoria/PMCV

Na última quinta-feira (27/10), médicos e enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde e do Instituto Médico Nossa Vida (IMNV) participaram de uma capacitação, no Centro Cultural Benedito Rakowski, em Coronel Vivida.

Organizado pela enfermeira Adinéia Rufatto Gubert, do Setor de Epidemiologia da Vigilância em Saúde, o treinamento abordou o tema "Sífilis adquirida, sífilis em gestante e sífilis congênita (crianças exposta ao vírus da sífilis)", tendo como palestrante a infectologista pediatra, doutora Raquel Cafeffi.

A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. É curável e exclusiva do ser humano, tendo como principal via de transmissão o contato sexual (desprotegido), seguido pela transmissão para o feto durante o período de gestação de uma mãe com sífilis não tratada ou tratada inadequadamente, podendo deixar sequelas irreversíveis o bebê, manifestadas até dois anos de vida. Também pode ser transmitida por sangue contaminado.

Os sinais e sintomas da sífilis variam de acordo com o estágio da doença que é diagnosticada, sendo necessário o tratamento, que é feito com antibióticos e deve ser acompanhado com exames clínicos e laboratoriais para avaliar a evolução da doença e estendido aos parceiros sexuais.

A sífilis é uma doença de relevância para a Saúde Pública curável, com tratamento relativamente simples, mas pegar uma vez não promove imunidade. Nas formas mais graves da doença, fase terciária, o não tratamento adequado pode levar à morte.

A prevenção é o uso de preservativos (tanto femininos como masculino), durante todas as relações sexuais, inclusive anais ou orais é a maneira mais segura de prevenir a doença. O acompanhamento das gestantes e dos parceiros sexuais durante o pré-natal contribui para o controle da sífilis congênita.