Há vagas de trabalho, saiba como encontrá-las

Crédito: Imagem ilustrativa

Crédito: Imagem ilustrativa

Muitos brasileiros estão a procura de um novo emprego, seja por necessidade, ou pelo desejo de se recolocar no mercado de trabalho em busca de crescimento pessoal e profissional. Apesar dos altos índices recentes de desemprego, o sudoeste do Paraná vive uma realidade menos pessimista.

Muitos brasileiros estão a procura de um novo emprego, seja por necessidade, ou pelo desejo de se recolocar no mercado de trabalho em busca de crescimento pessoal e profissional. E, na região, as placas e anúncios de "há vagas" estão cada vez mais frequentes, o que representa uma grande oportunidade.

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), juntos, os 42 municípios do Sudoeste registraram saldo positivo de 1.152 postos de trabalho no mês de janeiro de 2022.

Ainda assim, muitas empresas locais de vários segmentos estão encontrando dificuldade na contratação de profissionais. Quem analisa é Rafael Mingotti, diretor comercial da Rock Jobs - Assessoria de RH, que diz ainda que os entraves não estão necessariamente na falta de qualificação profissional. "Há empresas que estão oferecendo treinamento completo para novos contratados", explica.

Mas então, onde estão os candidatos? Mingotti avalia que existem alguns fatores que contribuem para distanciar os profissionais das oportunidades.

Comunicação

De acordo com o diretor, muitos candidatos podem não saber quais meios de comunicação estão sendo utilizados para divulgar vagas. Segundo ele, as redes sociais voltadas a trabalho e carreira têm sido muito utilizadas pelas empresas para seleção.

Mingotti recomenda que os profissionais utilizem e mantenham atualizados perfis em redes como o LinkedIn e o Glassdoor. "No Glassdoor, por exemplo, há a avaliação da empresa pelos usuários, então o candidato pode ter um panorama mais completo de onde pretende se candidatar", diz.

Ele também sugere a procura de vagas em grupos e comunidades de divulgação de vagas em redes sociais, como Facebook e WhatsApp, e o preenchimento de cadastros em empresas de recrutamento e seleção, como a Rock Jobs (www.rockjobs.com.br).

*Lembrando que, no Portal Vividense, também há vagas atualizadas frequentemente, no campo "Utilidade pública". Confira, clicando aqui.*

Muitas pessoas também perdem oportunidades por não manterem seus dados atualizados em currículos e portfólios. Mingotti recomenda manter telefones e e-mails atualizados, e ficar atento a esses canais para que uma chance de entrevista não seja desperdiçada por falta ou demora no retorno.

Remuneração

A remuneração inicial muitas vezes é motivo de resistência por parte do candidato, assim como cargos que remuneram de forma variável.

Vanessa Pelissaro, advogada e responsável pelo processo de recrutamento da Rock Jobs, explica que é preciso colocar o trabalho numa perspectiva de longo prazo, de progressão de carreira, pois os salários dos períodos de experiência costumam ser menores. "O processo de experiência é para o profissional e para a empresa. E serve exatamente para isso, ou seja, para verificar se existe um alinhamento de expectativas entre ambos", comenta.

"Também é importante perceber a remuneração variável como uma oportunidade. Em trabalhos de vendas, por exemplo, que remuneram com salário fixo mais comissões e bônus, a remuneração pode chegar a R$ 6 mil, R$ 8 mil, ou mais em nossa região", justifica.

Foco

Segundo os profissionais da Rock Jobs, o mercado está interessado em pessoas que queiram algo mais do que apenas salário. O recomendável é ter em mente quais são seus objetivos profissionais e de crescimento, e em quais áreas, segmentos e ou funções específicas pretende atuar, e deixar isso claro no currículo ou perfil. "Por exemplo: pretendo trabalhar na área de atendimento ao cliente. É esse tipo de informação que as empresas precisam", diz Mingotti.

Conhecer a empresa onde pretende se candidatar, sua história, princípios, produtos e serviços, também pode ser um diferencial na hora de uma entrevista.

Sobre a Rock Jobs

A Rock Jobs fornece serviços de recrutamento e seleção de colaboradores com acompanhamento de profissionais de Psicologia, Direito e Administração. Com clientes nas áreas de tecnologia, comércios e prestadores de serviços, seu objetivo é dar suporte para que empresas possuam ambiente inclusivo e saudável para todos os colaboradores.

Para candidatos, oferece recrutamento, seleção e integração com mentoria. Para empresas, oferece alinhamento de perfil e desenho dos cargos, elaboração de manual de funções, feedbacks e treinamentos.