Ocorreu nesta quarta o 2º Arrastão contra a Dengue em Coronel Vivida

ACS/ACE

ACS/ACE

Nesta quarta-feira (09), aconteceu no período da manhã, a segunda etapa do arrastão contra a dengue. Participaram as equipes, de Agentes Comunit├írios de Endemias (ACE), Agentes Comunit├írios de Saúde, Equipe da Vigil├óncia Sanit├íria, Atenção B├ísica e apoio do setor de transporte de pacientes.

A ação aconteceu nos Bairros: Industrial, Primavera I, Primavera II, parte do Schiavini e Fleck, onde foi possível observar no interior dos p├ítios das resid├¬ncias/comércios v├írios objetos que são possíveis criadouros do mosquito da dengue, os quais tinham ├ígua no seu interior.

Em via pública também se observou muito lixo (latinhas, garrafas num geral, pacotes, sacolas, copos, entre outros), acumulando ├ígua e se tornando criadouros. Podemos dizer que de todas as resid├¬ncias, comércios e terrenos visitados que em 85% deles encontramos objetos com presença de ├ígua e alguns com presença de larva. Saliento que todos os terrenos baldios que estão apresentando necessidade de limpeza, foram anotados os endereços para repassar ao setor respons├ível.

É importante ainda, frisarmos que essa ação precisa se tornar uma ação comum de cada morador ou dono do estabelecimento comercial, de vistoriar e eliminar possíveis criadouros semanalmente. Tendo em vista, que a equipe de endemias não consegue passar uma vez por semana em cada resid├¬ncia do município, e que, o cidadão é correspons├ível pela sua saúde.

Orientamos ainda, que observem na frente da sua propriedade (pra fora do portão) se não h├í objetos que possam acumular ├ígua, pois as vezes acontece do saco de lixo rasgar e espalhar lixo pelo chão.

A necessidade de realizarmos o arrastão é em virtude do alto índice de pacientes positivos e suspeitos no município, até a data de ontem (08/03) tínhamos positivos 117 pacientes (positivos por resultado do LACEN/PR e por testes r├ípidos NS1, buscando orientar os munícipes dos cuidados profil├íticos, bem como, da necessidade do uso de repelentes.