ECMO: Entenda como funciona o pulmão artificial usado por Paulo Gustavo

ECMO: Entenda como funciona o pulmão artificial usado por Paulo Gustavo

O ator Paulo Gustavo segue internado, desde 13 de mar√ßo, para tratar as complica√ß√Ķes da Covid-19. Nesta sexta-feira, 2, ele apresentou piora no quadro de sa√ļde e precisou evoluir da ventila√ß√£o mec√Ęnica invasiva, a intuba√ß√£o, para a terapia de Oxigena√ß√£o por Membrana Extracorpórea (ECMO) na UTI. "Optamos pelo in√≠cio da terapia coadjuvante com ECMO, com o objetivo de permitir uma melhor recupera√ß√£o da fun√ß√£o pulmonar. Após o agravamento ocorrido, a situa√ß√£o permanece est√°vel", explicou a equipe médica que est√° cuidando do ator.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Thales Bretas (@thalesbretas)

Na técnica da ECMO, a oxigena√ß√£o do paciente é realizada por uma m√°quina fora do corpo, na qual é ligado por cateteres, capaz de agir como um pulm√£o e um cora√ß√£o artificiais nos casos em que os órg√£os est√£o comprometidos. Por substituir o funcionamento das fun√ß√Ķes card√≠acas e pulmonares, o tratamento se diferencia da ventila√ß√£o mec√Ęncia invasiva – que apenas carrega o fluxo de ar para o interior do organismo através de um tubo. Sendo assim, o procedimento é realizado em casos graves nos quais h√° risco de morte, aumentando as chances de sobrevida em pacientes de todas as idades.

O tratamento pode ser usado por tempo indeterminado, mas é necess√°rio que o quadro de sa√ļde apresentado pelo paciente seja revers√≠vel para que ele n√£o permane√ßa ligado à m√°quina para sempre. Os √ļnicos motivos que podem impedir a continuidade da ECMO s√£o a presen√ßa de co√°gulos na tubula√ß√£o, hemorragia ou a melhora do pulm√£o. Apesar de equilibrar a circula√ß√£o de oxig√™nio para dar tempo que os órg√£os afetados se recuperem, a terapia dispon√≠vel nas redes p√ļblica e privada pode apresentar riscos, entre eles o sangramento excessivo, infec√ß√Ķes, AVC e embolia.